Agro
Dia de campo mostra desempenho de variedade RB
Encontro ocorreu na sede da unidade industrial agrocanavieira, em Atalaia
Com o propósito de apresentar os melhores resultados experimentais de clones de cana-de-açúcar da variedade República do Brasil (RB), foi realizado, semana passada, o III Dia de Campo Ridesa-Ufal/Copervales. O encontro, que reuniu pesquisadores e fornecedores da cooperativa, ocorreu na sede da unidade industrial agrocanavieira, antiga usina Uruba, localizada no município de Atalaia.
Na oportunidade, pesquisadores do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA) da Ridesa/Ufal, apresentaram material técnico sobre as condições de clima e solos nos respectivos ambientes de produção da usina.
Neste sentido, os destaques foram: RB943047 - precocidade e riqueza; RB011549 - alta produtividade agrícola; RB0442 - rusticidade e longevidade; RB041443 – velocidade de crescimento vegetativo e resistência a nematoides; RB07814 - caldo de cor clara e hiper precoce;
RB07818 - caldo de cor clara, rica, precoce e rusticidade e a RB07819 - produtiva em condições de várzea ou irrigada, além da RB08791 - rusticidade e estabilidade de produção agroindustrial.
“Foi um dia de campo onde mostramos o trabalho que está sendo desenvolvido na Copervales. Foi feita uma apresentação também de outras unidades. Foi mostrado cada material e o nível de comportamento de cada um deles e que tinham até dez meses de idade, oriundos de cooperados da Copervales”, informou o pesquisador da Ridesa responsável pela palestra de apresentação dos clones e diretor Técnico da Asplana, Antônio Rosário.
A Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Sucroenergético foi formada por um convênio de cooperação técnica entre dez universidades federais. Estando entre elas, a Ufal.
As atividades de pesquisa da RIDESA são desenvolvidas e partilhadas entre todas as universidades, estimulando-se o intercâmbio de informações, de conhecimento e de resultados.