Agro
Combustível Social: 40 mil cooperados serão beneficiados
O objetivo é reforçar a importância do cooperativismo para a economia
Acaba de ser publicada no Diário Oficial portaria que possibilita aos agricultores familiares associados às cooperativas agropecuárias não detentoras de DAP Jurídica a comercializarem sua matéria prima no âmbito do Selo Combustível Social. O objetivo é reforçar a importância do cooperativismo para a economia do Brasil e a aposta do Governo Federal no desenvolvimento social por meio do movimento.
O selo é uma ferramenta de fomento à inserção do agricultor familiar cooperado de forma organizada e qualificada no mercado do biodiesel. A cooperativa cria condições para a comercialização da matéria-prima de seus cooperados, em volume, para as empresas de biodiesel. Em contrapartida, recebe apoio para que possa disponibilizar assistência técnica adequada e direcionada aos seus produtores.
“Essa medida do Ministério da Agricultura permite que 40 mil novos produtores cooperados possam comercializar suas matérias-primas para a produção de biodiesel. Isso ampliará o acesso a novos mercados e a renda dos nossos cooperados”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
A Portaria144/2019 começa a valer de imediato. No Brasil, são mais de 1600 cooperativas agropecuárias que reúnem mais de um milhão de produtores cooperados.