Agro
Expo Bacia vai fortalecer setor leiteiro do Nordeste
O evento deverá reunir cerca de 800 animais em exposição e julgamentos
Formando a vitrine da pecuária e derivados do leite de Alagoas, a Expo Bacia Leiteira vai fortalecer o setor de ponta a ponta. De 2 a 3 de outubro, em Batalha, a exposição vai realçar o trabalho de criadores, laticinistas e profissionais. O evento deverá reunir cerca de 800 animais em exposição e julgamentos.
De acordo com a prefeita de Batalha, Marina Dantas, o evento vai fortalecer a produção local e colocar em debate perspectivas sobre o futuro do setor. "A exposição renasceu há três anos, consolidando ainda mais a vocação do sertão de produzir leite com qualidade. Com ela estamos construindo um futuro promissor e sustentável para a bacia leiteira", definiu.
A retomada da Expo Bacia representa mais força e maior volume de produção à cadeia, conforme o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domicio Silva. "As bases de produção estão se fortalecendo cada vez mais e a genética sendo compartilhada entre todas as categorias. A exposição vem mostrar, na prática, o resultado entre a agricultores familiares, pequenos e grande produtores", analisou Domicio.
Com espaço para todo público do leite, a Expo Bacia promove um ambiente de negócios que inclue a agricultura familiar com a realização de Torneio Leiteiro exclusivo da categoria e standes. Já em termo de participação, a exposição cresceu e conseguiu atrair público de todo Nordeste devido a sua programação técnica que envolve julgamento ranqueado do gado girolando, palestras e seminários.
Expectativa
Segundo André Ramalho, presidente do Sindleite, o setor vive expectativa positiva para a edição desse ano. "Estamos convidando amigos de dentro e fora do estado para compartilhar experiência e fortalecer ainda mais a produção de genética. Os olhos do setor estão voltados para exposição e as boas oportunidades de aprimoramento técnico", resumiu.
A 37º Expo Bacia Leiteira é uma realização da Prefeitura de Batalha com apoio da SecrEtaria de Estado da Agricultura (Seagri/AL), deputado Paulo Dantas, Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e Sindicatos dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindleite).