Agro
BNB lança programa para incentivar bananicultura no Leste de AL
Ações de fortalecimento da cadeia produtiva beneficiam três município
O Banco do Nordeste lança, nesta quinta-feira, 28, às 8h30, no auditório da Gerência Regional de Educação de União dos Palmares, o Plano de Ação da Bananicultura do Território Leste Alagoano. Inserido no Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do BNB, o plano beneficia os municípios de União dos Palmares, Branquinha e Santana do Mundaú, todos localizados no leste alagoano. As ações incluem capacitação, acesso a crédito e incorporação de tecnologia.
Quatro territórios de Alagoas já contam com a presença do Prodeter, beneficiando a bovinocultura de leite no Baixo São Francisco, Bacia Leiteira Alagoana e Médio Sertão Alagoano e a caprinocultura de leite, no Agreste do Estado.
Para o gerente executivo da Superintendência Estadual do BNB em Alagoas, Manoel Roberto Muniz, "o objetivo é tornar a cadeia produtiva da bananicultura naquele território mais competitiva, gerando inclusão produtiva, ocupação e renda, além de melhorar as condições de vida das famílias dos produtores rurais participantes do Prodeter".
O Plano de Ação da Bananicultura tem consonância com o Plano Agronordeste e com o Programa Rota da Fruticultura, ambos do Governo Federal, que visam ao incremento de atividades produtivas no meio rural. "No caso do Leste Alagoano, os atores locais, produtores e representantes de instituições parceiras decidiram pelo fortalecimento da bananicultura, por entenderem que a atividade tem potencial de crescimento e necessita de melhor estruturação na região", esclarece Muniz.
Ao fortalecer as cadeias produtivas das atividades priorizadas, o Prodeter incorpora inovações tecnológicas, potencializa a cooperação entre agentes institucionais e econômicos no processo de desenvolvimento territorial, promove a articulação de políticas públicas para o desenvolvimento local e territorial e propicia o financiamento integrado e orientado das atividades produtivas.
No Leste Alagoano, o Comitê Gestor do território é formado, além do Banco do Nordeste, pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) e pelas secretarias municipais de Agricultura, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Associações de Produtores Rurais dos municípios de União dos Palmares, Santana do Mundaú e Branquinha.