Agro
CPLA promove formação sobre qualidade leiteira
A iniciativa obedece as exigências do Plano de Qualificação dos Fornecedores de Leite
Continuando o trabalho de formação e atualização dos produtores de leite, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) vem realizando reuniões nos municípios que fazem parte da bacia leiteira do Estado visando instruir os agricultores sobre a importância do conhecimento das boas técnicas agropecuárias para adquirir qualidade na obtenção do leite.
Durante esses encontros, são abordados os principais pontos da Instrução Normativa nº 77 do Ministério da Agricultura, que trata do regimento da qualidade do leite no país. A iniciativa das reuniões obedece a uma das exigências do Plano de Qualificação dos Fornecedores de Leite – PQFL, ferramenta de controle que defende a necessidade de assistência técnica e gerencial e capacitações para os produtores de leite.
Na última quinta-feira, 30, dez produtores da Associação Lagoa Queimada, localizada no município de Quebrangulo, participaram de uma das formações, ministrada pelo zootecnista da CPLA, Davi Francisco. De acordo com o profissional, esses momentos de qualificação são importantes para que os agricultores obtenham um produto final de melhor qualidade, garantindo rentabilidade em suas produções e o crescimento dos negócios.
“Instruímos o produtor sobre as principais exigências da IN 77/2018, abordando pontos necessários para o desempenho de seu trabalho, como o manejo de ordenha, a limpeza dos utensílios, as boas práticas durante a ordenha, além das boas práticas agropecuárias. Essas ações são fundamentais para que eles obtenham um produto de boa qualidade, que é o X da questão em relação a ganhar dinheiro e cumprir a determinação da lei”, pontuou Francisco.
Nos próximos meses, outras associações sócias da CPLA também estarão recebendo os encontros de formação.