Agro

Exportações do agronegócio tiveram queda de 9,4%

Os dados foram revelados pelo Ministério da Agricultura

Por Terra 01/03/2020 12h12
Exportações do agronegócio tiveram queda de 9,4%
Reprodução

As exportações realizadas pelo agronegócio brasileiro se mantiveram em US$ 5,8 bilhões em janeiro, o que demonstra queda de 9,4% em comparação ao mesmo período de 2019. A soja é a principal responsável pelo recuo, já que teve uma média de 42% menos desembarques para a China. Os dados foram revelados pelo Ministério da Agricultura.

Em 2019, o total de soja exportada ficou em cerca de 2 milhões de toneladas, e a China levou 1,9 milhão desse montante para casa. Já no primeiro mês de 2020, a soja rendeu 1,5 milhão de toneladas, e a China comprou 1,1 milhão, segundo dados recentemente revelados.

A soja é o principal produto exportado pelo país, e as vendas em janeiro deste ano foram prejudicadas por colheitas atrasadas em relação ao que foi produzido no mesmo período do ano passado, além de recuo das compras da China, principal importador da oleaginosa.

Bom desempenho de 2019 foi resultado de questões geopolíticas. O recorde de vendas pelo Brasil em 2019 foi resultado da guerra comercial sino-americana. Neste ano, no entanto, os EUA já assinaram acordo comercial fase 1 com a China, o que melhorou as transações comerciais entre ambas as nações.

A queda nos preços dos produtos produzidos pelo agronegócio chegou a 7,4%, uma entre os principais responsáveis pela queda das vendas para fora do país em janeiro. De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, as vendas de carnes, tanto suína quanto bovina e de frango, de algodão e de açúcar ajudaram a compensar um pouco a queda da soja.