Agro
Cooperativas fundam Federação Unicafes/AL
Nova entidade representa interesses da agricultura familia
Oito Cooperativas ligadas à produção agropecuária de Alagoas compareceram, nesta sexta-feira (05), à Assembleia que fundou a Federação da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/AL). O pleito foi realizado na sede da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal) em Arapiraca, e contou com a participação das cooperativas: Pindorama, CPLA, Cooperagro, Cooperal, Coopaq, Coopaiba, Coopap e a Capial.
A entidade agora passa a representar os interesses das cooperativas da agricultura familiar em âmbito nacional. A assembleia escolheu para a presidência da Instituição o dirigente da Coopaíba, Antonino Cardozo. Segundo ele, a Federação vai sintonizar seus trabalhos à linha da Conferação Unicafes Nacional, além desenvolver melhorias na comercialização das cooperativas.
"As cooperativas ganham mais voz perante as demandas da agricultura familiar nacional . Tendo essa referência em organização, a Federação fará papel central na comercialização dos produtos alagoanos, buscando sempre articular novas oportunidades", pontuou o presidente da Federação.
Do ponto de vista dos Associados, segundo Antonino, o cooperativismo ganha mais um canal de negócios. "Um instrumento importante para os agricultores e agricultoras alcançarem o desenvolvimento sustentável", destacou. A formação da Federação Unicafes/AL conta com cooperativas divididas em cinco ramos: crédito, produção, trabalho, comercialização e infraestrutura da agricultura familiar e economia solidária.