Agro
Produtores rurais enfrentam dificuldade com a seca
Alta no preço dos insumos agrícolas também afeta agricultores e criadores
A produção rural nos municípios do sertão de Alagoas está sendo afetada pela seca e pela alta recorrente nos preços dos insumos da atividade leiteira, segundo o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva.
Falta recursos hídricos básicos para a atividade leiteira e até para o consumo humano. "A falta de água é constante para qualquer fim e tem sido recorrente no Sertão", confirmou Domicio Silva.
Além da seca habitual, a manutenção da produção também vem sofrendo com a alta dos preços no mercado. O preço do milho subiu para R$ 80,00; e já a soja é encontrada nas casas de comércio rural por R$ 160,00. Entre os medicamentos de uso veterinário, o preço está 30% mais caro.
Segundo relato de Domício Silva, o aumento dos preços de insumos está gerando grandes dificuldades para manter a produtividade. "Estamos sofrendo com os preços dos fertilizantes que dobraram de preço em relação ao ano passado. As máquinas e implementos também passaram por reajuste. Está difícil manter a atividade com esses aumentos constantes", relacionou o presidente da ACA.