Agro
Unicafes solicita medidas emergenciais para salvar agricultura
Segundo o presidente da Unicafes, agricultura familiar encarra sua pior crise
Nesta terça-feira (20), na audiência da 5º Comissão de Agricultura e Política Rural na Assembleia Legislativa de Alagoas, a Federação Unicafes apresentou dados referentes às dificuldades da comercialização dos agricultores familiares e cooperativas.
Afetados pela pandemia, os agricultores solicitam medidas emergenciais para retomar a produção e comercialização. O presidente da Unicafes, Antônio Cardozo, alega que o Programa de Aquisição de Alimentos vem sofrendo diminuição do papel da CONAB e os reiterados cortes no orçamento deste mesmo órgão no estado. A série de problemas conta com a estagnação dos valores repassados pelo governo federal para compras públicas via PNAE nos municípios.
De acordo com Cardozo, a agricultura familiar de Alagoas vem passando pela sua pior crise. As cooperativas lutam para sobreviver e sentem a ausência do poder público, sem aquisição de alimentos, fomento ou estruturação disponível.
A deputada Ângela Garrote, presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural na ALE, se colocou a favor de uma maior atuação dos programas governamentais voltados para agricultura e afirmou que a Comissão em junto com o secretário Maykon Beltrão e com o governador Renan Filho, tentará resolver a resolver a situação dos agricultores do Estado.