Agro
Unicafes Alagoas garante apoio para agricultura familiar
Federação participou de audiência com bancada federal alagoana
A Federação Unicafes Alagoas, entidade que representa as cooperativas da agricultura familiar, conseguiu uma unidade da bancada federal de Alagoas acerca das demandas do segmento durante a semana de atividades em Brasília/DF. Os representantes das cooperativas participaram de audiência com o senador Fernando Collor e com parlamentares como Tereza Nelma, Marx Beltrão e Isnaldo Bulhões.
O grupo alagoano reportou aos parlamentares as demandas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), apresentando uma nova dinâmica para o Programa, nos âmbitos Nacional e Estadual, com o reforço de recursos de emendas parlamentares e compra direta via Conab e Central de Comercialização das Cooperativas.
O saldo é considerado positivo, segundo o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo. “Queremos agradecer à prontidão dos deputados que nos escutaram e procuraram soluções para a agricultura familiar, assumindo compromisso de sensibilizar o governador Renan Filho a repaginar o PAA”, salientou.
O objetivo da Unicafes é ampliar a discussão para reconfiguração para que possa recuperar os mais de 35 mil pequenos produtores que vem sofrendo com a falta de mercado. “Essa discussão precisa ser contínua, pensada em sentido amplo, para que inclusão produtiva aconteça, permitindo livrar o agricultor da vulnerabilidade e na outra ponta ofertar a qualidade da produção da agricultura familiar, que é a melhor que temos”, apontou.
Coordenadora da bancada federal, a deputada Tereza Nelma assumiu o compromisso de maximizar o tema visto a necessidade por medidas emergenciais ao setor. “Recebi a demanda das cooperativas e é preocupante toda essa situação. Falta oportunidade e opções desse canal mais efetivo para a compra institucional e políticas públicas”, frisou.
Os projetos para agricultura familiar voltam a ser discutidos pela bancada federal e cooperativas, em Maceió/AL, na próxima segunda-feira (3). Um café da manhã será realizado no auditório da CPLA, às 10h. Desta vez, o diálogo acontece com a participação de mais cooperativas.
Defesa
Outro tema que foi tratado com os parlamentares em tom de preocupação foi a possível extinção do Programa Selo Biocombustíveis. Os dirigentes solicitaram a intercessão do Congresso Nacional para que o calendário da mistura B15 seja implantado na mistura do biodiesel ao diesel nas refinarias.
“Atualmente temos o percentual B13 de biodiesel sendo acrescentado ao diesel. A maioria desses produtos vem da agricultura através do Programa. Com a finalização desse contrato, será mais uma oportunidade de renda perdida. Nesse caso, pior, perderemos assistência técnica e extensão rural aos produtores”, relatou Antonino Cardoso.
Para o deputado Isnaldo Bulhões, a agricultura familiar precisa de máxima atenção no momento. “Entendemos que precisa-se de reforço para todas as pautas e projetos, e vamos nos unir no propósito de salvar o segmento, seja com ações Nacionais ou Estaduais. Estamos firmes para trabalhar para manter o homem do campo com vida digna”, pontuou.