Agro

Frente ampla trata demandas do biodiesel na agricultura familiar

200 parlamentares compõe grupo que se reuniu com representantes do setor

Por Redação com Assessoria 19/05/2021 15h03
Frente ampla trata demandas do biodiesel na agricultura familiar
Foto: Assessoria

O presidente da Federação União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL), Antonino Cardozo, representou a Unicafes Nacional durante audiência nesta terça-feira (18) da câmara técnica do setor de  Biocombustível  com o presidente da Câmara Federal, o deputado alagoano Arthur Lira (PP-AL). O encontro, que contou com representantes de Associações  produtoras no Brasil, tratou sobre o Programa Nacional de Produção de Biocombustível (PNPB)  e a manutenção para 13% do volume de mistura de biodiesel acrescentado ao óleo diesel.

Durante a reunião, foi comunicado aos representantes a reativação da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, com a liderança do deputado Pedro  Lupion (DEM-PR), que será  será empossado, nesta quarta-feira (19) às 12h, em Brasília, como novo presidente.  O grupo, que foi criado para atender às demandas do setor de biocombustíveis no País conta com mais de 200 deputados e senadores e  completa dez anos de existência em outubro. 

De acordo com o presidente da Unicafes, a redução da mistura pode impactar, principalmente, na atividade da agricultura familiar que lida com oleaginosas resultando em perda de renda do produtor inserido no Programa Selo Biocombustível Social. O programa adquire matéria-prima, remunera o agricultor e oferece assistência técnica.  São cotemplados,  a nível nacional, produtores de grãos e em Alagoas pequenos produtores de coco. 

“O presidente Arthur Lira compreendeu a urgência da matéria enquanto política de desenvolvimento sustentável para essa cadeia produtiva no País. Essa  possível redução da mistura obrigatória de 13% de biodiesel no diesel vendido nos postos, como forma de baixar o preço na bomba, foi decisiva para o tema ser retomado no Congresso com a contribuição desses mais de 200 parlamentares.  Fica claro que a  agricultura familiar é ponto estratégico e sua  produção precisa continuar  gerando oportunidades”, avaliou Cardozo.  

Uma agenda de visitas para conhecer  o funcionamento do Programa será cumprida pelos parlamentares, conforme acordo da audiência desta terça-feira (18) na residência oficial do presidente da Câmara.  A primeira será feita em Alagoas às Associações de Produtores, pelo presidente Arthur Lira. A segunda se dará no estado do Rio Grande do Sul, com visitas às indústrias do segmento.A reunião contou com a participação da deputada estadual de Alagoas, Jó Pereira (MDB-AL), que  reforçou a  defesa da agricultura familiar e manutenção do Programa.