Agro
Primeira etapa da campanha de vacinação contra a aftosa é prorrogada
Criadores devem vacinar os animais até dia 30 de junho
Por determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2021, que estava prevista para ser finalizada na segunda feira passada, 31, foi prorrogada até o dia 30 de junho.
A medida, que também prorrogou o prazo para a declaração para até 15 de julho, foi tomada em atendimento a solicitação encaminhada pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas - Adeal.
A falta de doses de vacinas nas lojas de revendas agropecuárias no Estado, foi o principal motivo apresentado pela Adeal para ter protocolado junto ao Mapa a solicitação de prorrogação da etapa de vacinação.
“Pedimos que os criadores alagoanos fiquem atentos aos novos prazos e que não deixem de vacinar os animais e fazer a declaração”, afirmou o presidente da Adeal, José Márcio Maia. A meta do Governo do Estado é vacinar 100% do rebanho alagoano que é formado por mais de um milhão de animais, entre bovinos e bubalinos.
O criador que não fizer a vacinação estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa.