Agro
Justiça libera R$ 690 milhões de precatórios à Usina Laginha
Empresa tem pelo menos 19 mil credores à espera de reparação financeira
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) liberou o pagamento de R$ 690 milhões de precatórios à massa falida da Usina Laginha, que pertence à família do ex-senador João Lyra. Por dois votos a um, os desembargadores negaram um recurso da União nesta segunda-feira.
Em um dos maiores processos falimentares do país, a empresa tem pelo menos 19 mil credores à espera de reparação financeira. Esses recursos estavam parados em conta judicial há um ano.
O imbróglio corre no Tribunal de Justiça de Alagoas e chegou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No ano passado, os credores pediram o afastamento do presidente do tribunal do caso, desembargador Klever Rêgo, acusado de favorecer a família Lyra.
A conduta de Rêgo é analisada pela Corregedoria do CNJ, sob a relatoria do conselheiro André Godinho. Em setembro do ano passado, Antônio Arnaldo Baltar Cansanção e Maria Carolina Lyra de Araújo Cansanção, neta de João Lyra, também denunciaram ter tido suas imagens de rosto divulgadas sem autorização e com fins negociais.
As imagens foram utilizadas pelos credores em processo de pedido de providências no CNJ contra o desembargador Klever Rêgo Loureiro, caso que também está sob análise do conselheiro André Godinho.