Agro

Mais de 70 mil consumidores rurais desconhecem desconto na tarifa elétrica

Mais de 30 mil unidades consumidoras residenciais rurais são atendidas pelo Programa

Por Redação com Assessoria 25/06/2021 15h03
Mais de 70 mil consumidores rurais desconhecem desconto na tarifa elétrica
Programa Tarifa Rural - Foto: Reprodução

Diante de reajustes de tarifas no país, os gastos com energia elétrica pesam cada vez mais no bolso no consumidor. Em Alagoas, apesar de ter direito a um desconto de até 24% na conta, mais de 70 mil consumidores, que vivem na zona rural do Estado, estão deixando de receber este benefício por desconhecer o Programa Tarifa Rural.

Para quem quer reverter essa situação, um termo de cooperação, que tem como principal objetivo proporcionar o compartilhamento de dados para identificação e inclusão de novos beneficiários no programa, foi assinado entre a Equatorial Alagoas e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura - Seagri. A solenidade de assinatura contou com a participação do deputado federal Marx Beltrão.

O benefício da Tarifa Rural, regulamentado pela Resolução nº 414/2010 da ANEEL, concede desconto de 24% na conta de energia para moradores e trabalhadores rurais que possuem unidades classificadas como rural.

Atualmente, em Alagoas, segundo dados da Equatorial, mais de 30 mil unidades consumidoras residenciais rurais são atendidas pelo Programa Tarifa Rural de energia elétrica.O superintendente de Operações da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho, destacou a importância do trabalho em conjunto com o Estado, destacando a expectativa da distribuidora em atender aos clientes que têm direito ao desconto, mas ainda não estão cadastrados.

“Celebramos um momento muito importante junto à Seagri para todos os consumidores da área rural do Estado. Enxergamos um potencial de atender, aproximadamente, mais 100 mil clientes e, com isso, levar o desconto de 24% na tarifa de energia elétrica que irá contribuir para que esse recurso financeiro antes destinado para pagar a conta de energia seja reinvestido no campo, gerando mais competitividade, emprego e renda, além de mais desenvolvimento para Alagoas”, declarou Valinho.

“Assim que for feito o compartilhamento de dados entre o Estado e a Equatorial, automaticamente, os beneficiários terão o desconto na sua tarifa de energia. A ampliação do cadastro vai beneficiar os agricultores familiares não só aqueles que fazem o trabalho de irrigação como também todos os demais que estão aptos para receberam o benefício. É uma parceria importante que vai ajudar milhares de famílias de agricultores em Alagoas”, ressaltou o secretário de Estado, Maykon Beltrão.

Para receber o desconto da Tarifa Rural, a unidade consumidora deve estar localizada em área rural e para realizar o cadastro, o titular da conta de energia precisa portar o documento que comprove atividade rural.Neste caso, segundo informou a distribuidora, a documentação necessária para ter acesso ao benefício é: RG, CPF e uma conta de energia atualizada acompanhada de qualquer um dos seguintes documentos: Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; Carteira de Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Comprovante de Recebimento de benefício do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS como aposentadoria na situação de trabalhador rural; Declaração (DAP) ao PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) emitida por uma agência ou secretaria estadual.