Agro

Unicafes consegue apoio técnico do Sebrae para gerir projetos da agricultura

Projetos consistem na qualificação para o acesso ao mercado de compras públicas e outros benefícios

Por Redação com Assessoria 26/06/2021 16h04
Unicafes consegue apoio técnico do Sebrae para gerir projetos da agricultura
Reunião Unicafes - Foto: Assessoria

A Federação Unicafes Alagoas conseguiu apoio do Sebrae Alagoas para as ações técnicas junto as cadeias produtivas para os seus projetos de revitalização da agricultura familiar através do cooperativismo. Representes das cooperativas apresentaram o total de seis projetos ao superientendente Marcos Vieira e ao diretor técnico, Vunicius Lages, nessa quinta-feira, (24). 

Os projetos de trabalho da Unicafes consistem na qualificação para o acesso ao mercado de compras públicas, criação da Central de Comercialização em Arapiraca, rodada de negócios e o desbanacarização alternativa em parceria com o cooperativismo de crédito. A reativação do Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop), espaço dentro do governo do Estado para discutir o segmento, também foi posto pela Unicafes.

“Parceria importante para a articulação em todos os processos possíveis de negócio e empreendedorismo. Solicitamos apoio para a construção de levantamento e diagnósticos sobre os projetos. Também entram nesse trabalho a linha de consultorias para a formação de gestão e governança corporativa. Fomos recebidos de forma calorosa e estamos confiantes, pois sabemos que o cooperativismo faz parte da solução para o nosso setor”, explicou. 

O desenvolvimento de ações conjuntas será estudada pelo corpo técnico do Sebrae e encaminhados aos setores. Um deles se trata do Programa Alagoas Maior realizado pelo governo de Alagoas em parceria com o Sistema. Segundo o superintendente Marcos Vieira, a proposta é abrir mais espaço para as cooperativas da agricultura familiar com a segunda fase do Programa.

“Ficamos entusiasmados com essa força da Unicafes e a promessa é por avanço e desenvolvimento para melhorar a produção no campo e na comercialização, passando a não ficar exclusivamente dependente do mercado institucional. Muitas ideias que farão de Alagoas um celeiro de produção de qualidade e em escala para atender não só a merenda mas a rede hoteleira, os hospitais e etc. Vamos auxiliar na estratégia para que o nosso Estado avance gerando, cada vez mais, riqueza para o nosso território”, acenou positivamente o superintendente do Sebrae Alagoas.

A valorização do trabalho do pequeno produtor gera inclusão sócio-produtiva e é dos nichos que estão no radar do Sebrae, de acordo com a avaliação do diretor técnico Vinicius Lages. 

“Oportunidade muito grande para trabalharmos a essa convergência de atividades em prol do pequeno, que é a base da pirâmide, portanto é porta aberta para o reconhecimento dos produtos de Alagoas. Essa pauta nos animou muito pela união de interesses e o tamanho benefício pelo simples fato de qualificar para comercializar imbuídos na dimensão solidária inclusiva”, enalteceu o diretor Vinicius Lages.