Agro
Adeal prorroga pela segunda vez a campanha contra Febre Aftosa em Alagoas
Criador deve vacinar o rebanho de bovídeos até o dia 16 de julho e declarar até o dia 15 de agosto
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa aos criadores alagoanos que a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2021 foi prorrogada - pela segunda vez - por conta da falta de vacinas nas lojas de revenda de produtos agropecuários.
A medida determinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) atende a uma demanda protocolada pela Adeal, diante da dificuldade dos criadores em adquirir as doses. Com isso, o prazo para que o produtor possa vacinar o rebanho de bovídeos contra a febre aftosa se estende até o dia 16 de julho.
A determinação ministerial também alterou o prazo para a declaração que foi prorrogado para o dia 15 de agosto. Alagoas conta com um rebanho superior 1,2 milhão de animais. A meta da Adeal é imunizar 100% do plantel, independentemente da idade.
A primeira etapa da campanha, que teve início em 1° de maio e que seria encerrada no dia 31, por falta de doses de vacinas nas lojas de revenda, foi prorrogada por mais 30 dias pelo Ministério da Agricultura, atendendo a uma solicitação da Adeal. Agora, com a continuidade do problema, essa nova prorrogação foi determinada pelo Mapa.
Sem vacinar e ou declarar, o produtor fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular e ou comercializar os animais, além de pagar multa. No caso da não vacinação, o valor de multa a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e da não declaração a 30 UPFAL.