Agro

Segunda prorrogação: Prazo para vacinação Contra Febre Aftosa encerra dia 16 de julho

Sem vacinar e ou declarar, o produtor fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA)

Por Redação com ADEAL 08/07/2021 16h04
Segunda prorrogação: Prazo para vacinação Contra Febre Aftosa encerra dia 16 de julho
De acordo com a Adeal, a meta é imunizar 100% do rebanho formado por 1,2 milhão de animais - Foto: Divulgação

O criador alagoano tem até a próxima sexta-feira, dia 16 de julho, para vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Segundo informações repassadas pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), até a segunda-feira passada, o índice de cobertura vacinal no Estado era de 71%.

De acordo com o órgão de defesa agropecuária, a meta é imunizar 100% do rebanho formado por 1,2 milhão de animais. Em 2020, na primeira etapa, que ocorreu no mês de maio, a cobertura vacinal foi de 97,1% e na segunda, ocorrida em novembro, o índice foi de 97,7%, considerado o maior do Nordeste.

A Adeal informou ainda que a primeira etapa da campanha de vacinação de 2021, que ocorreu em maio passado, foi prorrogada por mais 30 dias, sendo estendida durante todo o mês de junho por conta da escassez de vacinas nas lojas de revenda. Mas, diante da continuidade do problema, uma nova prorrogação de 15 dias foi determinada pelo Ministério da Agricultura, levando a primeira até o próximo dia 16 de julho.

A medida determinada pelo Ministério da Agricultura atendeu uma solicitação da Adeal, diante da dificuldade dos criadores em adquirir as doses. A medida também ampliou o prazo para a declaração que foi prorrogado para o dia 15 de agosto.

Sem vacinar e ou declarar, o produtor fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular e ou comercializar os animais, além de pagar multa.