Agro

Emater e Banco do Nordeste assinam termo para execução do Crédito Rural

Solenidade de assinatura aconteceu na manhã desta sexta-feira (09), na sede da Emater

Por Redação com Ascom Emater 09/07/2021 14h02 - Atualizado em 10/07/2021 16h04
Emater e Banco do Nordeste assinam termo para execução do Crédito Rural
Solenidade de assinatura aconteceu na manhã desta sexta-feira (09), na sede da Emater - Foto: Ascom Emater

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) e o Banco do Nordeste assinaram um Termo de Cooperação Técnica para a execução do programa de Crédito Rural. A solenidade de assinatura ocorreu na manhã desta sexta-feira (09), na sede da Emater, em Maceió.

O objetivo do convênio é aumentar o número de agricultores familiares atendidos pela Emater, beneficiando os produtores dos 83 municípios nos quais o Instituto está presente. A pretensão é atender 200 agricultores exclusivamente pelo Crédito Rural até o final do ano.

“Nós vamos adequar a destinação do financiamento às reais necessidades dos agricultores familiares, para que consigam um crédito sustentável, contribuindo assim com a compatibilização das ações com as políticas governamentais de apoio à agricultura”, explicou a superintendente de Operações Técnicas do Instituto, Rita de Cássia.

Para o superintendente do Banco do Nordeste em Alagoas, Sidinei Reis, esse acordo vem incrementar a assistência técnica para os agricultores familiares. “Vamos criar um projeto através do Agroamigo e a Emater entra beneficiando esse público com sua assistência técnica, expandindo a atuação do Banco e do Instituto em prol do pequeno agricultor”.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Maykon Beltrão, afirmou que essa parceria junto beneficiará o pequeno agricultor, facilitando o acesso ao crédito. “Isso vai melhorar sua região de trabalho sem retirar nada de sua renda bruta, dando oportunidade desses pequenos produtores botarem suas ideias em prática”.

Neste acordo também compete à Emater montar as propostas de financiamento; divulgar as linhas de crédito oferecidas; informar aos beneficiários os procedimentos e documentos necessários para a concessão da verba; contribuir e auxiliar na negociação das dívidas dos inadimplentes; além de fazer o acompanhamento sistemático dos empreendimentos rurais familiares.

O deputado federal por Alagoas, Marx Beltrão, ressaltou a importância da Emater no desenvolvimento do estado. “Mais de 80% das atividades de agricultura e de pecuária do nosso estado são desenvolvidos por pequenos agricultores e esse convênio vai beneficiar suas produções, tornando elas mais baratas e dinâmicas”.

Para finalizar a cerimônia, o presidente da Emater João Paulo reafirmou que é de suma importância que a Emater consiga evoluir mais ainda no atendimento a quem está na outra ponta, o agricultor familiar, que vai usufruir dos nossos programas. “Todos os termos de cooperação que firmamos são com esse intuito, sempre pensando no melhor para o produtor alagoano”.