Agro

Cooperativa da Região Norte lança Projeto que doará 50 mil mudas de cocos

Investimento beneficiará agricultores familiares com plantação correspondente a 500 estádios do Rei Pelé

Por Redação com Assessoria 15/07/2021 09h09 - Atualizado em 15/07/2021 11h11
Cooperativa da Região Norte lança Projeto que doará 50 mil mudas de cocos
Projeto Coqueirais - Foto: Assessoria

Na última terça-feira (13), a Cooperativa dos Agricultores Qualificados Coopaq, realizou a cerimônia de lançamento do Projeto Coqueirais.

O objetivo do Projeto desenvolvido pelo setor ambiental da Coopaq, é incentivar a plantação de coco, por meio de doação sustentável de cerca de 15 mil mudas, aos agricultores da região; possibilitando maior geração de renda, sustentabilidade do plantio no sequestro de carbono em aproximadamente 113 toneladas, além de acompanhamento técnico especializado para um plantio eficiente da cultura do Coco Nucifera, - feito a partir de mudas híbridas de alto padrão genético.

O Projeto Coqueirais foi desenvolvimento com o apoio do prefeito de Matriz de Camaragibe, Fernando Cavalcante, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, gerida pelo secretário Renan Dantas e também com o apoio do presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares de Matriz de Camaragibe e Passo de Camaragibe, Ramon Dantas, os quais serão importantes agentes na prospecção de agricultores e na emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP.

Além dos parceiros apoiadores envolvidos no Projeto, estiveram presentes no lançamento, autoridades políticas como a deputada estadual Flávia Cavalcante; o secretário estadual de agricultura, Maicon Beltrão; a prefeita de São Luís do Quitunde representando os gestores da região Norte, Fernanda Cavalcante; secretários de agricultura dos municípios circunvizinhos, além do líder político Cícero Cavalcante.

Na oportunidade, o presidente Romullo Dantas enfatizou a importância e benefícios deste novo investimento, que fortalecerá ainda mais a economia da região, por meio da agricultura familiar.

"Estou muito satisfeito com a concepção do Projeto Coqueirais. Será um avanço para nossa cooperativa e para o desenvolvimento da região Norte, já que a perspectiva é incluir até 400 agricultores neste projeto, gerando aproximadamente 750 empregos que vão movimentar a economia da cidade. Com certeza será o legado que a Coopaq deixará não só para Matriz de Camaragibe, mas para região", afirmou Romullo Dantas.