Agro

Usina Pindorama antecipa início da safra de cana 21/22 para agosto

Finalidade é ampliar a quantidade de toneladas processadas da cultura

Por Redação 15/07/2021 17h05
Usina Pindorama antecipa início da safra de cana 21/22 para agosto
Na safra passada, a Usina Pindorama bateu o seu recorde de moagem, com 1,035 milhão de toneladas de cana - Foto: Divulgação

A Usina Pindorama antecipará o início da moagem 21/22 para agosto deste ano. Assim como ocorrido na safra 20/21, a antecipação tem como objetivo, estender o período de moagem, com a finalidade de ampliar a quantidade de toneladas de cana processadas, para o consequente aumento da produção de açúcar e álcool.

De acordo com o engenheiro químico Elielson Queiroz, gerente industrial da Usina Pindorama, a previsão é de que a produção seja iniciada entre os dias 15 e 20 de agosto.

“Nossa moagem costumava ser iniciada sempre em setembro. Excepcionalmente, em 2020, começamos a moagem mais cedo. Este ano vamos adotar a mesma logística, uma vez que, quanto mais cedo a moagem é iniciada, mais tempo temos para produção até o final da safra”, explicou o gerente industrial.

Projeções

Na safra passada, a Usina Pindorama bateu o seu recorde de moagem, com 1,035 milhão de toneladas de cana trituradas. Para este ano, há uma projeção de aumento de cerca de 10% em relação à safra passada. Segundo Queiroz, a estimativa é de que sejam moídas aproximadamente 1,150 toneladas de cana, gerando a produção estimada de 50 milhões de litros de álcool e 1,1 milhão de sacos de açúcar de 50kg.

“Isso é apenas uma estimativa, uma vez que nossa produção depende da análise de mercado. O produto que estiver tendo maior rentabilidade, com base na lei da oferta e da procura, terá mais prioridade no momento da fabricação”, destacou.

Investimentos

A perspectiva de aumento da moagem e da produção se deve ao aprimoramento da estrutura da usina, por meio de investimentos feitos pela Cooperativa Pindorama, além da adoção de novas tecnologias.

A usina ganhou uma nova caldeira, uma piscina de decantação, um terno de moenda, além da ampliação da mesa de recepção de cana.

Para o diretor-presidente da Cooperativa, Klécio Santos, todo investimento que vise o aperfeiçoamento da produção e gere lucros à indústria é válido. 

“Se pensamos em ampliar a oferta de produtos no mercado, precisamos passar por incrementos. Isso vai gerar mais dividendos, fazendo com que nossa Cooperativa conquiste um maior espaço no meio e possa se tornar mais lucrativa para nossos associados”, avaliou Klécio.

Reparos

Enquanto a safra não é iniciada, a Usina Pindorama está passando por um reparo geral, para garantir uma safra segura e lucrativa.No período de moagem, cerca de 250 novas vagas de emprego são geradas, ampliando em cerca de 33% o número de trabalhadores da usina, incrementando a economia local e ampliando as perspectivas de rentabilidade dos moradores da região.