Agro

Presidente da Aprosoja Brasil diz que acesso ao crédito rural precisa de inovação

Antonio Galvan, presidente da entidade diz que é necessário dinamizar o acesso a recursos para investimento

Por Redação com Jornal de Alagoas 16/07/2021 14h02 - Atualizado em 16/07/2021 14h02
Presidente da Aprosoja Brasil diz que acesso ao crédito rural precisa de inovação
O crédito rural foi institucionalizado pela Lei 4.829, de 5 de novembro de 1965. - Foto: Reprodução

Ao participar de um seminário sobre as mudanças de crédito para o agronegócio, o presidente da Aprosoja Brasil Antonio Galvan, destacou que uma das principais preocupação dos produtos com o acesso de recurso para investimento.

Como estamos próximos ao produtor, a reclamação é de que o acesso ao crédito agrícola não inovou em nada. A nossa preocupação é onde estão os recursos para investimento na propriedade, em especial na armazenagem. Queria deixar claro para quem são os investidores do agro para que não entre exclusivamente disponibilizando recursos para fazer só o custeio, para colocar o dinheiro e tirar na mesma hora, fazer um toma lá da cá”, diz Galvan.

Crédito Rural

O crédito rural é um insumo importante à produção agrícola, sendo objeto anualmente de política agrícola por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e demandava, há algum tempo, alterações em sua sistemática.

A base legislativa do crédito rural é a lei n. 4929/65 e a última alteração substancial no crédito rural ocorreu em 1994, com a edição da lei n. 8929/94 que instituiu a Cédula de Produto Rural – CPR, importante instrumento de crédito para o setor, mas que já necessitava de alterações para acompanhar o dinamismo da agricultura brasileira.

O crédito é um financiamento destinado a produtores rurais, cujas atividades envolvam a produção e/ou comercialização de produtos do setor agropecuário. Alguns bancos brasileiros disponibilizam linhas de crédito adequadas às necessidades desses produtores que desejam investir em seu agronegócio e aumentar a sua produção agropecuária.