Agro
Programa social doa 240 mil litros de leite semanalmente em Alagoas
Projeto da Seagri auxilia famílias alagoanas que vivem na insegurança alimentar e nutricional
O Programa de Aquisição de Alimentos distribui leite nos 102 municípios alagoanos, criado em 2002 pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e, segundo estimativas, beneficia mais de 80 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza. Cada família assistida recebe 4 litros de leite por semana e essa distribuição é feita seguindo os critérios estabelecidos pelo Programa.
O PAA Leite disponibiliza leite de vaca e cabra pasteurizados para famílias em situação de pobreza. O programa também fomenta a economia por meio da geração de emprego e renda de agricultores familiares que fazem parte dessa ação.
Semanalmente, 3.200 produtores familiares encaminham cerca de 240.000 mil litros de leite para seis cooperativas que fornecem e pasteurizam o alimento, que em seguida é doado para aproximadamente 60 mil beneficiários.
Gustavo Melo, que trabalha no PAA comenta sobre o projeto.
“O programa do leite aqui na associação Village Campestre II, beneficia 39 famílias carentes que às vezes não têm alimentação para o dia a dia”, comentou.
Prefeituras municipais de Alagoas, Conselho Municipal e Estadual de Assistência Social, Cooperativas de pequenos produtores rurais trabalham em conjunto para que o benefício não deixe de ser distribuído no estado.
Combate à fome
A distribuição de quatro litros de leite por semana contribui com a alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Milton Júnior é coordenador de um dos pontos de recebimento do programa do leite na comunidade do Village Campestre II, e expôs a dimensão da ação conjunta entre o Governo do Estado, os produtores e as cooperativas na vida da população que vive em risco alimentar.
“Venho aqui reforçar a importância desse programa no quesito social e nutricional de crianças e famílias na situação de vulnerabilidade e extrema pobreza que são contempladas com esse alimento. Eu gostaria de agradecer ao Governo do Estado e a todos os que contribuem de forma direta e indireta, com a manutenção desse programa, e assim, colaboram na luta contra a erradicação da fome em nosso estado”, falou.
Os beneficiários que têm prioridade em receber o leite são crianças de até seis anos de idade, gestantes, lactantes e idosos. Também podem ser auxiliados com o programa, os que têm o NIS no perfil da pobreza e da extrema pobreza.
Coordenadora do programa do leite no município de Cajueiro, Aglaine Rodrigues mostra gratidão ao Governo de Alagoas e à Seagri.
“Por meio da iniciativa da Seagri, hoje entregamos, 2 mil e 40 litros de leite para os que vivem em vulnerabilidade em nosso município. Destaco que essa distribuição visa garantir a qualidade nutricional da população e a segurança alimentar, pois ambas afetam a vida e a coletividade. A importância da distribuição é inegável. Agradeço ao Governo do Estado pelo programa em prol das famílias alagoanas que vem tirando a fome e a pobreza extrema”, agradeceu.
Além de combater a fome, o leite fornecido pelo programa é responsável pela diminuição da mortalidade infantil estadual, pela melhoria das condições da gestante na hora do parto e pelo auxílio no desenvolvimento mental das crianças em idade escolar.
Os reflexos da pandemia
Com a crise ocasionada pela pandemia, além do desemprego em alta, os valores de produtos essenciais da cesta básica subiram, consequentemente aumentando a população carente.
O alimento distribuído semanalmente, tornou-se mais viável para ser adquirido pelas famílias de baixa renda.
Além de garantir o sustento de muitos e combater a fome, o leite também proporciona renda aos produtores que participam do PAA.
Durante reunião com o Ministro da Cidadania, João Roma, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Maykon Beltrão, assegurou a chegada de cerca de R$ 12,6 milhões para a ampliação do PAA Leite nos municípios alagoanos.
Com o valor recebido, será viável garantir que mais famílias possam ser contempladas com o alimento e mais produtores participem do projeto.
O novo sistema
Neste mês, o novo sistema do PAA Leite completou um ano de atividade, e para esclarecer tudo sobre o funcionamento do programa aos responsáveis municipais, durante a última semana de julho, houve um evento que capacitou os responsáveis pela organização do PAA Leite nos municípios alagoanos.
Na ocasião, participaram, coordenadores municipais do leite e secretários das 102 cidades do estado.