Agro
Merenda Legal debate inclusão de itens da agricultura na alimentação escolar dos municípios
Encontro reuniu secretários da educação de 75 municípios
Os itens da agricultura familiar já poderão implementar os cardápios de alimentação escolar com a retomada das aulas na rede pública de ensino de Alagoas. O assunto, que foi tema do encontro do projeto da Unicafes Alagoas, o Merenda Legal, reuniu secretários da educação de 75 municípios em audiência na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Além da retomada das aulas, os gestores discutiram os desafios de organização e mapeamento da produção para a compra dos itens no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O estado de Alagoas ainda registra baixa adesão ao Programa que é regido sob as regras da Lei nº 11.847 de 2009 e prevê a compra mínima de 30% do itens da agricultura familiar.
Na oportunidade, a diretoria da Unicafes/AL apresentou o projeto e sua rede colaboração formada para auxiliar as prefeituras no processo de aquisição.
“A primeira etapa desse trabalho foi com os prefeitos, e hoje conseguimos apresentar o nosso sistema de soluções, com uma rede colaborativa, na qual vai estar 100% disponível à comunidade escolar. Tudo isso em busca da efetivação do Pnae, uma vez que a compra celebra a qualidade do alimento, além do fortalecimento e a dinamização da economia nos municípios fazendo com que os recursos circulem melhor e fiquem nas cidades”, informou o presidente da Unicafes, Antonino Carodozo.
O encontro com os secretários de Educação foi presidente pelo prefeito Jorge Dantas, de Pão de Açúcar, e contou com a participação da presidente do Conselho Estadual de Nutrição, Ana Luna, além da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime),além do assessor técnico da AMA, Luiz Geraldo.
Agenda
O próximo passo da Federação Unicafes Alagoas é promover , em parceria com a AMA, um encontro com presidentes de Conselhos de Alimentação Escolar e Gestores Escolares. A Unicafes também deverá realizar uma série de oficinas com os profissionais da educação para apresentar os produtos das cooperativas e agricultura familiar.