Agro

Rebanho IBC é apresentado em evento na Fazenda Recanto

Por Redação com Assessoria 23/09/2021 19h07 - Atualizado em 23/09/2021 19h07
Rebanho IBC é apresentado em evento na Fazenda Recanto
Raça nelore. - Foto: Assessoria

A um mês do Leilão Nelore Barros Correia, os irmãos Celso, Aloísio e Ricardo Barros Correia- receberam nesta quinta-feira, 23, na Fazenda Recanto, em Viçosa, clientes e amigos de Alagoas e Sergipe para apresentar o rebanho selecionado para o remate do próximo dia 23 de outubro. Os 150 animais - dentre touros, matrizes e novilhas - foram apresentados pelo zootecnista natural de Uberaba/MG, Marcelo Moura.

De acordo com o criador Celso Barros Correia, a seleção deste ano trará animais que representam três gerações entre os 42 anos do nelore IBC. “O nosso trabalho é fundamentado no equilíbrio da raça. Buscamos animais harmônicos em morfologia e funcionalidade, com suas características preservadas e bem desenvolvidas. Tudo isso com o auxílio dos programas de melhoramento genético, prova de ganho de peso, criação e recria a pasto”, resumiu Celso durante a apresentação aos criadores.

O rebanho IBC foi o primeiro no estado de Alagoas a utilizar o Programa de Melhoramenro Genético do Zebuíno (PMGZ). A marca contabiliza o maior número de matrizes registradas no Programa e também foi a primeiro a utilizar o auxílio do programa em acasalamentos. “O Nelore IBC tem grande compromisso com a evolução da raça e com o cliente que vem repassando e multiplicando a nossa genética. Tudo isso orquestrado por um trabalho dirigido e de variabilidade genética , de 1.6 de consanguinidade, uma taxa baixíssima”, acrescentou o zootecnista Marcelo Moura .

O evento contou com a participação de criadores de dentro e de fora de Alagoas, além de representantes de Instituições ligadas ao agronegócio. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Alvaro Almeida , destacou a importância da genética IBC , marca consolidada no mercado nacional. “Alagoas é um estado produtor por excelência no agronegócio, e na pecuária produz um das mais eficientes genéticas tanto na produção de carne quanto na de leite. O trabalho liderado pelos Irmãos Barros Correia é o nosso referencial de sucesso, gestão e de produção sustentável. Temos orgulho de ter um trabalho tão forte e comprometido, de muito mérito técnico”, salientou Almeida.

Nesta edição, o Nelore Barros Correia celebra vintes de remate exclusivo com seus próprios produtos. Para Rodrigo Loureiro, os criadores superam suas qualidade a cada geração apresentada no leilão. “É um grande desafio, após 42 anos de seleção, manter uma pecuária alinhada com a modernidade, com a rapidez da evolução tecnológica e mesmo assim apresentar animais rústicos, dóceis, de fácil adaptação e amplamente eficazes. É uma genética certeira, que faz toda a diferença na hora de avançar com o rebanho”, afirma Loureiro.