Agro
Associação dos Criadores dá a largada para a Expoagro 2021
Segundo o presidente da ACA, Domicio Silva, a edição deste ano já está com a programação pronta e vai focar na prospecção de negócios para o setor, atraindo mais expositores, clientes e criadores para os leilões de animais
A largada oficial para o 71ª edição da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) foi dada na segunda-feira,27, pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA),durante o Encontro da Pecuária de Alagoas (EPA), em Maceió/AL. A Exposição, que foi considerada o maior laboratório dos eventos rurais da região Nordeste, retorna ao Parque da Pecuária, em Maceió/AL, de 23 a 31 de outubro, com sentimento de retomada econômica.
A edição deste ano, de acordo com o presidente da ACA, Domicio Silva, já está com a programação pronta e vai focar na prospecção de negócios para o setor, atraindo mais expositores, clientes e criadores para os leilões de animais. “A gente ainda comemora o sucesso da edição passada da Expoagro, que foi o maior laboratório para os eventos rurais do Nordeste em 2020, regido dentro de um protocolo sanitário rígido. Neste ano iremos manter todos os cuidados e promover um evento ainda mais inclusivo para os criadores de todas as raças e categorias da pecuária, uma vez que o setor, naturalmente, se encontra carente desses eventos, apesar de toda a união e expertise da nossa pecuária”, destacou o presidente da ACA, Domicio Silva, durante a solenidade.
A maior vitrine de produtos e atividade do setor, a Expoagro também terá espaço para os pequenos produtores e empreendedores neste ano. A participação do Sebrae na Exposição vai fortalecer os projetos que fomentam a atividade agro, segundo o diretor-superintendente, Marcos Vieira. “O Sebrae faz uma atuação forte na assistência estrutural e organizacional desse setor, com seus projetos técnicos e comerciais para ajudar da viabilizar os negócios do campo. A Expoagro é a grande plataforma capaz de colocar em destaque e compartilhar todo esse trabalho”, ressaltou Marcos Vieira.
O evento, que vai receber competições e encontros nacionais das raças também deverá fortalecer o setor turístico em 2021. "A ideia é trazer esse apelo turístico já que em todas a edições a gente recebe elogios dos criadores de fora que vêm fazer negócios e aproveitam a nossas belezas naturais. Isso é uma das nossas apostas devido a retomada do turismo pelo Brasil e tendo em vista a realização e eventos em cunho nacional”, explica Domicio.
Além de atender aos interesses da cadeia produtiva de Alagoas, a Expoagro também vai estar contribuindo para o futuro das raças no cenário brasileiro. A grade de programação segue confirmada para a realização das exposições de animais, oitos leilões, feira de negócios, a Expoagrinho. A Expoagro também será palco da competição Nacional da Raça equina Mangalarga Marchador, do encontro de Associados da Raça Girolando, Copa Nordestina da Raça Santa Inês e das provas do ranking Nacional do gado girolando.