Agro
Leilão IBC vende genética excepcional do touro Pã Barros Correia
O jovem reprodutor de 24 meses será comercializado em 50%
O reprodutor nelore Pã Barros Correia vai estrear na venda de sêmen durante o Leilão Nelore IBC, no sábado (23), às 13h. O jovem reprodutor de 24 meses, que foi selecionado pelos Irmãos Barros Correia – Celso, Aloísio e Ricardo – será comercializado em 50% e seu comprador será parceiro dos IBC’s na venda de seu material genético.
O garrote de 850 quilos e índice 16,7% em avaliação no Programa de Melhoramento Genético do Zebu (PMGZ) da Associação Brasileira dos Criadores do Zebu (ABCZ), é filho do touro Mutum Barros Correia em mãe Dolimam Do IZ. A matriz é integrante do Instituto de Zootecnia de São Paulo (IZ), criatório que possui uma importante seleção para o nelore no Brasil.
“Esse touro representa muito bem o nosso trabalho de seleção, que preza pela harmonia entre a funcionalidade e a morfologia. Animal muito correto em aprumos, aparelho reprodutivo e com pigmentação bem definida. O garrote já apresenta andrológico positivo e registra novilhas com prenhez positiva”, destacou Celso.
Além de passar pelo crivo de seleção dos IBC's, o jovem touro atraiu olhares do mercado de reprodução e é o mais novo contratado da Alta Genética, que é a maior central de inseminação da América Latina, localizada em Uberaba/MG. “Ele é irmão de outro grande reprodutor nosso, o Sumaré. Vale ressaltar que é um animal de consanguinidade quase zero, com parentesco nenhum entre seu pai e sua mãe, logo temos uma variabilidade muito forte nesse animal, podendo agregar nos cruzamentos entre diferentes linhagens. Por tudo isso, ele logo é o mais novo contratado para fornecer sêmen para o rebanho nacional”, informou o selecionador Celso.
Pacotes
Para o Leilão, os Irmãos Barros Correia preparam pacotes especiais de vendas de sêmen. A primeira opção contará com 100 doses e vai custar R$ 3.000,00 com parcelamento em até quatro vezes. Já o segundo pacote vai ofertar 200 doses no valor de R$5.000,00, em oito parcelas.
“Esperamos que o Pã Barros Correia seja sucesso não só em sua comercialização, mas em sua reprodução no nelore. É um animais que vai fazer a diferença porque tem uma morfologia perfeita, uma genética excepcional. Está dentro do padrão da raça e com desempenho comprovado pelo programa de melhoramento”, finalizou Celso.