Agro

38ª Expo Bacia Leiteira já supera expectativas do setor

Evento, que segue até o sábado (9), contabiliza a participação de 450 animais, crescimento no rebanho de 50% em relação a edição de 2019

Por Redação com Assessoria 07/10/2021 18h06
38ª Expo Bacia Leiteira já supera expectativas do setor
Evento teve 450 animais inscritos. - Foto: Assessoria

A 38ª Expo Bacia Leiteira já supera as expectativas do setor em seu retorno ao Parque Mair Amaral, em Batalha, no sertão do Estado. O evento que segue até o sábado, 9, contabiliza a participação de 450 animais que estão participando da exposição em argola, julgamentos e torneio leiteiro, representando crescimento no rebanho de 50% em relação a edição de 2019.

Consolidada como a grande festa do leite de Alagoas, a Exposição é vitrine para os mais de 15 mil produtores registrados no estado. A produção local, conforme informações do Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindleite/AL), gira entorno de 800 mil litros por dia. O evento também é a maior prateleira dos animais da agricultura familiar, categoria que representa 70% da produção.

“Alagoas é o quinto estado no Brasil em produtividade na pecuária de leiteira. As vacas conseguem em média produzir cerca de 40 litros por dia. Isso é fruto de investimentos em genética, democratização técnica e incentivo público a exemplo desta Exposição, por exemplo”
, destacou o presidente do Sindleite, André Ramalho.

Após ser suspensa em 2020 devido a pandemia, o evento retornou adaptado aos protocolos sanitários em prevenção a covid-19. A programação também retornou recheada de atrações técnicas e comerciais com dez palestras, feira de negócios e tecnologias com a participação de 33 empresas, além do 1º Shopping de Animais A Força do Leite.

Coordenador da comissão organizadora, o deputado estadual Paulo Dantas enfatiza que a Exposição fortalece o setor. “A produção de leite é marca registrada de Alagoas. E o evento gera ainda mais riquezas para o setor produtivo. Aproxima produtores às empresas, agregando a toda cadeia. O sentimento é de união e demonstração de força. É visível a organização de excelência e todos muito animados com esse parque repleto de atrações e animais. Fico feliz pela participação maciça, do pequeno ao grande produtor celebrando a força que vem do leite e do interior”, descreveu o deputado Paulo Dantas.