Agro

Expoagro 2021 reflete a pujança do setor rural

Diferente e com um brilho à mais, quem foi ao Parque da Pecuária viu uma Expoagro imponente, dinâmica e engajada

Por Redação com Assessoria 27/10/2021 17h05
Expoagro 2021 reflete a pujança do setor rural
A Expoagro encerra no próximo domingo (31) - Foto: Assessoria

Veículo de inovação, tecnologia e de fomento à genética dos rebanhos, a Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro-AL) reflete a pujança presente no setor rural de Alagoas, representando o que o setor produtivo da agropecuária significa para o Brasil. Numa tradução simples: muita qualidade animal e competência técnica para converter a criação em lucratividade. São 71 anos de história no Parque da Pecuária, em Maceió/AL, com o objetivo final de colocar em vitrine a produção do campo em plena cidade e aproximar a população urbana da vida nas fazendas.

Diferente e com um brilho à mais, quem foi ao Parque da Pecuária viu uma Expoagro imponente, dinâmica e engajada. A Exposição deve impactar diretamente na economia com a expectativa de movimentação de R$20 milhões. Quem já passou pelo evento pode repetir a visita e quem ainda não conferiu a Exposição só tem este sábado (29) e o domingo (31) para ver de perto “festa do campo na cidade”.

Neste sábado, serão conhecidos os grandes campeões das raças girolando, santa inês e mangalaraga marchador, com atividades no período da manhã, até às 13h. O estandes, o Shopping Raça Mangalarga Marchador, parque de diversões e as atrações da Expoagrinho funcionam normalmente até às 22h. O Leilão Virtual Mais Leite encerra as atividades comerciais da Exposição, às 12h, com um ponto de encontro na Casa do Criador. O portões ficam abertos até às 22h.

Segundo a estimativa da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), a Expoagro/AL fez uma de suas maiores edições com cerca de 800 animais no Parque e outros 500 nos leilões. “A Expoagro fica marcada como uma feira muito relevante, de característica comercial. Semana espetacular que superou todas as nossas expectativas com todos os participantes envolvidos, caprichando na programação e querendo retomar a atividade. Demonstração de muita força Regional. Evento que se sobressaiu, o que é muito positivo para nós criadores, para os expositores e instituições financeiras”, destacou o presidente. 

Além de conquistar a confiança do público que este ano passou a ser limitado em quatro mil pessoas por dia em circulação no Parque, o evento também provou que detém a confiança do Estado de Alagoas. “Nosso setor tem dado uma contribuição importante. São cadeias produtivas estratégicas, que geram muito emprego e renda. Temos no evento a cadeia da carne com o nelore e os ovinos, além do comércio de equinos, e por fim a cadeia leiteira. Setor que domina a economia na região do Sertão. A Expoagro é a vitrine de toda essa pujança da pecuária alagoana. Um das maiores em faturamento no Nordeste. Isso por conta d a nossa genética que recebe investimentos e sai na frente quando o assunto é ampliar a produtiva de”, afirmou Silva. 

A Exposição que é organizada pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) com apoio da Organização Arnon de Melo (OAM), também refletiu, neste ano, os primeiros resultados do processo de ocupação das áreas de cana-de-açúcar. Segundo o criador Celso Barros Correia, a pecuária do Estado cresceu ainda mais. “A pecuária de Alagoas tem tradição e ela cresceu com esse novo momento de atuação nas áreas deixada pela cana. Ela não só aumentou em área, mas aumentou em tecnologia. Essa é uma das melhores exposições do Norte e Nordeste e tudo isso está sendo visto nesta semana”, avaliou o criador.

Além de destacar a produção pecuária, a Expoagro Alagoas conta com produtos do artesanatos, cooperativas e empreendedores em seus estandes com os espaços da Seagri Alagoas, Sebrae-AL e Unicafes/AL. Máquinas agrícola e implementos rurais, e concessionária de automóveis também podem ser encontrados no Parque. Instituições ligadas ao agronegócio e financeiras estão representadas pelo Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica com serviços de atendimento ao público do setor.