Agro

Primeiro dia de julgamentos expõe rebanho de alto nível na Expoagro Alagoas

É consagrado o animal que chega mais próximo às características consideras ideais para o padrão da raça

Por Redação com Assessoria 28/10/2021 11h11
Primeiro dia de julgamentos expõe rebanho de alto nível na Expoagro Alagoas
Dinâmica do julgamento é realizado sob critérios comparativos para eleições do melhor apresentado pelos expositores - Foto: Assessoria

A Expoagro Alagoas deu início nessa quarta-feira (27) à sua bateria de julgamentos das raças bovinas, equinas e ovinas. Serão quatro dias de avaliação técnicas de categorias jovens e adultas das raças, entre machos e fêmeas. As provas são comandadas por juízes de pistas indicados pelas Associações Nacional de Criadores de cada raça.

Passaram pelos julgamentos os primeiros animais do nelore com os reprodutores e bezerros, e os bovinos gir leiteiro, com machos e bezerros. A dinâmica do julgamento é realizado sob critérios comparativos para eleições do melhor apresentado pelos expositores. “É consagrado o animal que chega mais próximo às características consideradas ideais para o padrão da raça”, explicou a juíza de prova, Tatiane Tetzner.

Entre os machos, os animais passam por uma avaliação de seus membros, acabamento corporal, porte e correção de medidas. “O animal precisa preencher todos os requisitos da raça e para as suas condições funcionais, e se está compatível com a sua idade. Nos machos, começa com a análise da região da cabeça, pescoço, abdômen, aprumos, bainha, bem como seu aparelho reprodutor para avaliar sua efetividade na reprodução. O mesmo rito segue com as fêmeas com uma avaliação mais especificas sobre os seus tetos visando o período de lactação”, informou a juíza.

Todo o processo de julgamento é realizado no Parque da Pecuária com o suporte das equipes de tratadores das fazendas, profissionais que apresentam os aninais com doma racional. O criador Alexandre Oiticica, que se dedica a pecuária de leite, está participando dos julgamentos com 15 animais 4 girolando. Ele foi um dos campeões do primeiro dia da raça gir leiteiro, na categoria bezerro.

“Participo desde 2013 da Expoagro e de outras exposições do Nordeste. Muito importante para nós criadores testar nosso trabalho sob o crivo técnico dos julgamentos. A Expoagro sempre apresenta um pista competitiva e de alto nível técnico. Muito positivo para os criadores encontrar uma Exposição muito bem organizada e de qualidade no seu rebanho”
, declarou Oiticica.

As avaliações continuam nesta quinta-feira (28)às 9h, com o nelore, gir leiteiro, santa inês e para os equinos mangalarga marchador.