Agro

Expoagro: Seagri lança programa de incentivo aos agricultores do Canal do Sertão

Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem (MIPA) tem o intuito de garantir safras prósperas aos residentes do Alto Sertão

Por Redação com Assessoria 29/10/2021 19h07
Expoagro: Seagri lança programa de incentivo aos agricultores do Canal do Sertão
200 famílias de agricultores serão beneficiadas pelo programa. - Foto: Assessoria

A 71ª edição da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro/AL) seguiu com suas atividades no sétimo dia de evento no Parque da Pecuária, em Maceió. Nesta sexta-feira (29) foi lançado o Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem (MIPA), programa que tem o intuito de garantir safras prósperas aos agricultores residentes no Alto Sertão.

“É um projeto piloto em Alagoas, onde as famílias que irão ser beneficiadas, que ficam as margens do Canal do Sertão, terão módulos de irrigação para poder aumentar o sustento de suas famílias, por meio de hortaliças e caprinos, além de fazer com que a assistência técnica, através da Fundepes, uma parceria com a Ufal, possa tornar realidade esses módulos em Alagoas”
, explicou o secretário de Estado da Agricultura, Maykon Beltrão.

O programa é uma iniciativa do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri/AL), em parceria com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), instituição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Ao todo, 200 famílias de agricultores em 26 comunidades rurais dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho D’Água do Casado serão beneficiadas no projeto. Segundo o secretário, os módulos de irrigação serão entregues até outubro de 2022.

O MIPA será executado com verbas do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), que disponibilizou R$ 5.973.706,22.

A Expoagro Alagoas continua a receber visitantes no Parque e segue até o próximo domingo (31).