Agro

Expoagro Alagoas premia os grandes campeões da raça santa inês

Avaliações dos animais da raça foram finalizadas hoje (30), no Parque da Pecuária; a Exposição continua sua programação até este domingo (31)

Por Redação com Assessoria 30/10/2021 16h04 - Atualizado em 30/10/2021 17h05
Expoagro Alagoas premia os grandes campeões da raça santa inês
Campeões da raça santa inês na 71ª Expoagro Alagoas. - Foto: Assessoria

A 71ª edição da Expoagro Alagoas contou, neste sábado (30), com os julgamentos dos ovinos da raça santa inês, no Parque da Pecuária, em Maceió. Criadores de todo o Brasil se reúnem neste tipo de evento, onde os jurados avaliam as principais características físicas de cada animal, como também o aspecto funcional e produtivo.

Jurada avaliadora da raça santa inês, Ana Paula destacou a qualidade da genética alagoana e elogiou os criadores do estado. "O resultado nessa Exposição de 2021 não poderia ser diferente. Para mim é uma surpresa e não surpresa ao mesmo tempo, porque eu não tenho muitos anos de experiência no julgamento de animais da raça santa inês, mas sou conhecedora do nordeste do Brasil, uma região que é produtora com excelência e não poderia ser diferente aqui. O que eu posso dizer é que o balanço do julgamento é extremamente positivo, com animais de excelente qualidade e estou muito feliz com o que encontramos".

O criador Alexandre Valença veio de Pernambuco para participar do julgamento e alcançou o pódio com seus ovinos do criatório Goitá. "Para mim, o rebanho Goitá saiu muito bem. Nós ficamos em segundo lugar como criador e expositor, e fizemos o grande campeão da raça, que é um título muito importante para o nosso criatório, além de termos feito a grande campeã do futuro e a reservada campeã do futuro com animais da Goitá”, destacou.

Ainda, Valença falou da importância de eventos como a Expoagro e a competição entre os colegas criadores. “Eu considero a exposição um momento de compararmos nosso trabalho com os dos amigos criadores, onde nós podemos aferir se estamos no caminho certo. Nós queremos demonstrar a evolução da raça. O criador que trabalha e se dedica a genética, ele procura a evolução disso e como é uma raça de corte nós procuramos que a carcaça tenha maior cobertura de carne", completou.

O presidente da Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI), Marco Maranhão, trouxe criadores, vinculados a instituição, para o julgamento e também saiu vitorioso. Maranhão elogiou a avaliação da jurada Ana Paula e disse que “todos ficaram bem satisfeitos com a qualidade da avaliação dela. Todos os criadores estão de parabéns, com animais de excelente qualidade".

Para ele, a competição faz melhorar cada vez mais a genética dos animais. "Temos visto uma evolução muito grande em relação aos animais. A cada ano, a raça santa inês vem melhorando e confirmamos isso na Expoagro", declarou.

A ABSI garantiu o título de Grande Campeão, Reservado Grande Campeão (2° lugar), e 3° lugar com seus ovinos.

A Expoagro segue até este domingo (31) e já teve mais de 10 mil visitantes durantes os nove dias de evento. O ingresso de entrada no Parque custa R$ 10. Crianças abaixo de cinco anos e idosos acima de 65 anos tem entrada gratuita.