Agro

Seagri pretende incluir beneficiários do Programa Mesa Brasil no PAA Leite

Secretaria prevê que expansão deve distribuir oito mil litros de leite para dois mil beneficiários em Maceió em primeiro momento

Por Redação com Ascom Seagri 10/11/2021 09h09 - Atualizado em 10/11/2021 14h02
Seagri pretende incluir beneficiários do Programa Mesa Brasil no PAA Leite
O PAA Leite beneficia tanto agricultores familiares quanto famílias em situação de vulnerabilidade social - Foto: Reprodução

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri/AL) vai firmar parceria com o Sesc Alagoas, por meio do Programa Mesa Brasil, para beneficiar instituições que são assistidas pelo programa.

A finalidade é incluir beneficiários do programa no PAA Leite, do Governo de Alagoas, criado em 2002 e que beneficia mais de 80 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza nos 102 municípios do estado.

Com um investimento de 103 mil serão distribuídos oito mil litros de leite para dois mil beneficiários que residem em Maceió e municípios circunvizinhos, inicialmente. No segundo momento, as cidades de Arapiraca e região também serão contempladas.

Os benefícios trazidos pelo Programa do Leite são muitos. Já foi constatado que o leite contribui para a diminuição da mortalidade infantil, melhora as condições da gestante na hora do parto e auxilia no desenvolvimento mental das crianças em idade escolar. Sem falar que o leite doado é, para muitas pessoas, o único alimento do dia.

Mesa Brasil

O Mesa Brasil Sesc é uma Rede nacional de Bancos de Alimentos que atua contra a fome e o desperdício. São parceiros doadores atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, produtores rurais, além de empresas de diversos ramos de atividade, que doam seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras, próprios para o consumo. O programa recebe as doações e repassa para as instituições sociais cadastradas.

Pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional, assistidas por mais de 6.000 entidades cadastradas no Programa, são prioridade. São instituições de longa permanência de crianças e idosos, creches comunitárias, instituições de acolhimento a idosos, crianças, adultos, dependentes químicos, pessoas em situação de rua e outros públicos necessitados de atenção.