Agro
Agricultor familiar aumenta renda anual após utilizar plantio planejado
O agricultor Moura e Silva alavancou renda anual para R$ 11 mil após aumentar período de produção para o ano todo
Agnaldo Moura e Silva, agricultor familiar alagoano que antes tinha um plantio restrito aos meses de fevereiro e março, recebeu assistência técnica do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) de plantio planejado para aumentar a produção para o ano inteiro. O agricultor, que produz pinha, macaxeira e milho, alavancou a produção para todos os períodos do ano.
O processo iniciou com uma coleta da amostra do solo. O intuito é saber a real necessidade e a situação nutricional do solo. Todo o procedimento foi acompanhado pelo técnico extensionista da Emater, Silvio Serafim, que ensinou o agricultor a utilizar práticas conservacionistas, como o uso de palhada na cobertura do solo, o policultivo e maneiras de administrar os recursos existentes na propriedade.
“O uso dessas práticas conservacionistas faz com que o agricultor não necessite usar controle químico na sua propriedade, para ter um melhor aproveitamento da sua área de plantio. Com a melhoria das condições de trabalho, também surgem melhorias na condição de vida”, explicou o técnico.
Agnaldo contou que sempre conheceu o trabalho do Instituto e elogiou a melhoria trazida por meio do serviço de assistência técnica. “Desde que me conheço por gente, ouço falar da Emater. Minha família sempre trabalhou com o Instituto. Toda vez que precisamos, os técnicos vêm nos visitar e ensinar coisas novas”.