Agro
Mais pasto já atendeu mais de 200 propriedades rurais
O programa Mais Pasto já atendeu mais de 200 propriedades rurais no Estado em sete anos de atuação no campo
Iniciado em 2014 como um projeto piloto de iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal) e do Senar-AL, o programa Mais Pasto já atendeu mais de 200 propriedades rurais no Estado em sete anos de atuação no campo.
De acordo com dados repassados pela Faeal, foram trabalhadas no programa propriedades de várias regiões do Estado com áreas de variam de 50 até 800 hectares, onde o objetivo é a qualificação da produção pecuária, por meio da difusão de conhecimento sobre a utilização racional da pastagem, além de ter foco na gestão de propriedades.
O Mais Pasto, onde cada turma tem duração de 15 meses, tem a finalidade ainda de aproveitar o potencial da produção de pasto, respeitando as características climáticas de cada região; melhorando os resultados econômicos das propriedades atendidas, além de mostrar que a pecuária é uma alternativa viável para a ocupação de áreas antes usadas para o cultivo da cana-de-açúcar.
Segundo Luana Torres, coordenadora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar-AL, todo o trabalho junto aos produtores rurais é executado por meio de consultorias coletivas e de encontros periódicos, além de visitas mensais de técnicos nas propriedades. “Existe toda a uma orientação multidisciplinar, tendo o foco sempre na gestão, incrementando a gera& ccedil;ão de renda dos pecuaristas atendidos pelo programa. O Mais Pasto conta ainda com capacitações sobre cerca elétrica e manejo de pasto, além de trabalhar a proteção de nascentes. Desde a criação do programa já são mais de mil nascentes preservadas nas propriedades”, afirmou ela, lembrando que as inscrições de interessados em participar de novas turmas do Mais Pasto podem ser realizadas no site do Senar-AL