Agro
Seagri realiza parceria com cooperativas alagoanas para aquisição de sementes crioulas
Secretaria visa capacitar 2010 agricultores com o intuito de promover uma agricultura familiar sustentável
A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri-AL) realiza uma parceria com Cooperativas de Alagoas para capacitação de agricultores familiares com a implantação e produção de bancos de sementes crioulas e o fortalecimento das que já existem nas regiões do Agreste, Médio e Alto Sertão de Alagoas.
O projeto tem como o objetivo a capacitação de 210 agricultores familiares com o intuito de promover o desenvolvimento de uma agricultura familiar sustentável, baseada na produção, resgate e conservação dessas sementes e variedades locais.
O superintendente de Inclusão Produtiva da Seagri, Luciano Barros, afirmou que o processo de aquisição das sementes crioulas já foi aberto e está em fase de conclusão para ser implantada.
"Na próxima edição do Planta Alagoas, já no próximo ano, teremos a distribuição de sementes crioulas. A aquisição de lotes para compra está em tramitação, conforme exigência do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza(Fecoep), em acordo com a Lei 6.903”, explicou o superintendente.
Além disso, cadastrar e capacitar 210 beneficiários, efetuar o plantio de bancos de sementes, em conjunto com os participantes, acompanhar os processos produtivos das sementes desses beneficiários e apoiar os produtores nas etapas do processo e comercialização das sementes também são pontos específicos do projeto.
Cooperativas e Associações
O Instituto Terraviva é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que, há 21 anos, desenvolve projetos na área da agroecologia e conservação/recuperação do meio ambiente e trata de assuntos ambientais, da agricultura familiar e agroecologia. Desenvolve diversos projetos na área da agroecologia e conservação/recuperação do meio ambiente.
Van Giapi Ramalho, diretor presidente do Instituto Terra Viva ressalta a importância de projetos que beneficiem a agricultura familiar.
"Projetos dessa natureza são fundamentais para formação e fortalecimento dos bancos comunitários de sementes que serão gerenciados por agricultores e agricultoras, treinados e capacitados, para serem guardiões e agentes dispersores das sementes. Agradecemos à Seagri, especialmente ao secretário Maykon Beltrão, pela confiança e parceria no desenvolvimento deste trabalho”, comemorou Ramalho.
Sementes Crioulas
A semente crioula é adaptada ao território, ao clima da região, então, isso possibilita também, trabalhar de forma agroecológica em um modelo sustentável de produção alimentar, diminuindo bastante o custo do agricultor, porque possuem boa qualidade genética, que lhes dão maior resistência, selecionadas naturalmente, ao longo dos anos e adaptadas às condições locais e características produtivas.
A agricultura familiar é a principal produtora dos alimentos que vão à mesa do brasileiro. As sementes são os principais insumos para que o agricultor realize seu plantio na hora certa e, tendo ele uma semente adaptada ao seu clima e solo, a colheita é garantida.