Agro

Como reduzir o valor do frete no agro

“Por esta razão, os embarcadores devem investir em tecnologia"

Por Agrolink 30/01/2022 09h09
Como reduzir o valor do frete no agro
. - Foto: Reprodução

Dados que foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) indicam que o preço-base do frete subiu cerca de 5,9%
em outubro de 2021. No entanto, como esse cálculo é feito por muitos fatores, é possível tomar algumas atitudes para baixar esse preço dentro do agronegócio.

De acordo com Rodrigo Fávero, CEO da Everlog, empresa que desenvolveu um sistema para cotação de fretes, as variáveis que compõem o valor final do frete estão relacionadas a questões pertinentes à operação de transporte, como: tipos de frete das transportadoras, tipos de carga, taxas e tributos, entre outros. Outro ponto fundamental no cálculo do frete diz respeito às taxas e tributos, que podem variar de acordo com o tipo de carga.

“Por esta razão, os embarcadores devem investir em tecnologia. Imagina repetir diariamente todos esses cálculos e ainda ter que levar em consideração os constantes aumentos nos preços? É impraticável”, afirma.

Além de tudo isso ainda existem os tributos. “Entre as principais estão o Gerenciamento de Risco e Segurança (GRIS), que cobre os gastos  com as medidas de combate ao roubo de carga e varia segundo o que está sendo transportado (normalmente alimentos e eletrônicos têm maior risco) e o local, segundo a periculosidade. Já o Frete Valor cobre os custos obrigatórios de RCTR (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga), além das eventuais despesas como extravios, avarias, violações e greves; enquanto o Frete Peso é uma tarifa calculada com base no peso da carga”, conclui a Everlog, por meio de assessoria de imprensa.