Agro

Criador tem até esta segunda (31) para fazer a declaração da vacinação da aftosa

Até a manhã de quarta (26), quase 95% do rebanho alagoano de bovinos e bubalinos já havia sido vacinado

Por Ascom Adeal 31/01/2022 12h12 - Atualizado em 31/01/2022 12h12
Criador tem até esta segunda (31) para fazer a declaração da vacinação da aftosa
No caso da não vacinação, o valor de multa a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) - Foto: Reprodução/Ascom Adeal

A Adeal informou que o prazo para o criador fazer a declaração da vacinação do rebanho contra a febre aftosa – referente a segunda etapa da campanha de vacinação de 2021 – encerra nesta segunda-feira (31).

De acordo com dados do órgão de defesa agropecuária, até a manhã da última quarta-feira (26) quase 95% do rebanho alagoano de bovinos e bubalinos – com idade de zero até dois anos de vida – havia sido vacinado.

A meta da campanha de vacinação é imunizar 100% do rebanho de bovídeos formado por mais de 513 mil animais.

A Adeal alerta ainda que o criador que deixar de vacinar e ou declarar, fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular ou comercializar os animais, além de estar sujeito ao pagamento de multa.

No caso da não vacinação, o valor de multa a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e da não declaração a 30 UPFAL.

Na primeira etapa da campanha, ocorrida maio passado e onde bovídeos de todas as idades foram vacinados, a cobertura vacinal em Alagoas foi de 96,3%.