Agro
Chuvas excessivas podem atrapalhar os trabalhos no campo
Corredor de umidade atua sobre o Brasil
A semana inicia com o aumento das instabilidades sobre a faixa central do país. Quem promove isso é a permanência de uma frente fria sobre a costa do sudeste que dará origem a um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A ZCAS nada mais é do que um corredor de umidade e instabilidades que sai da região amazônica até o litoral do Sudeste, orientado de Noroeste/Sudeste.
As projeções indicam a permanência do corredor deste corredor de umidade ao longo dos próximos dias. E isto segue sendo um fator de preocupação para aquele produtor que pretende fazer a colheita da soja nesses próximos dias. Além disso, há indicativos de poucas janelas de trabalho para os tratos culturais na região Sudeste. Essas chuvas mais frequentes, também ocorrerão na região norte e centro-oeste do páis. Porém no Centro-Sul e Leste do nordeste o predomínio será de sol, nesta segunda-feira (07/02) e também no decorrer dos próximos dias.
Região Nordeste
O padrão dos ventos sobre o país, provoca influências nos ventos que atuam sobre a região nordeste. Com isso, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) garante o padrão de chuvas sobre o oeste da BA, PI e MA. Ao passo que, no centro de atuação deste vórtice, há uma diminuição das chuvas, o que vai impedir a formação de nuvens carregadas sobre o norte da BA até o RN. Algumas chuvas pontuais poderão ocorrer no Recôncavo Baiano e norte do CE, mas sem promover acumulados expressivos.