Agro
Programa da Unicafes/AL é destaque em encontro nacional
A estratégia dos grupo alagoano poderá servir de inspiração para as demais federações do Brasil
O Programa Merenda Legal, criador pela Unicafes Alagoas com objetivo de organizar e fortalecer a participação da agricultura familiar no mercado institucional no Estado, foi tema do bate-papo virtual promovido pela Unicafes Nacional nesta segunda-feira,(07).
Intitulado “Ciclo de Conversa Sobre Comercialização e Negócios”, o encontro apresentou os avanços no setor promovido pela Federação alagoana, que vão desde as rodadas de reuniões com gestores público às atividades itinerantes pelos municípios com o Rota da Merenda Legal.
A estratégia dos grupo alagoano poderá servir de inspiração para as demais federações do Brasil visando a efetivação a compra mínima de 30% para a merenda escolar da agricultura por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“A unicafes buscou agir fora da caixa, fazendo o que niguém alcançou. Firmamos uma parceria com a Associação dos Municípios para a constituição do projeto Merenda Legal, que é um projeto basicamente de sensibilização. Em seguida, com apoio dos prefeitos e gestores da edução e agricultura, fomos ao encontro de profissionais como diretores escolares, nutricionistas e merendeiros, bem como também provocamos procuradores municipais e comissões de licitações para mostras que a lei precisa ser exercida, podendo mostrar os nossos produtos através da Quitanda Coop”, destacou o presidente da Unicafe s Alagoas, Antonino Carodozo.
O modelo de sucesso dos cooperativistas alagoanos já alcançou mais de 800 pessoas e abrangeu o total de 45 municípios. O Ciclo de Conversa sobre Comercialização e Negócios foi promovido pela Secretaria Nacional de Comercialização e Negócios da Unicafes. Apontado como modelo a ser seguido pelos estados, as próximas edições do Merenda Legal receberá cooperativistas da Unicafes Nacional para uma visita técnica.