Agro
Marx Beltrão faz defesa de investimentos na agricultura familiar em AL
O deputado federal Marx Beltrão (PSD) fez uma defesa da valorização e de mais investimentos para a agricultura familiar alagoana, durante evento que deu posse a nova diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado de Alagoas (FETAG/AL), realizada na manhã desta quinta-feira (17).
“São homens e mulheres, com as mãos calejadas por um trabalho duro, que se esforçam para produzirem alimentos. São trabalhadores que precisam de apoio, assistência técnica, linhas de crédito e, sobretudo, de respeito pela missão que dia a após dia executam em nosso campo”, disse o parlamentar.
Acompanhado do secretário estadual da Agricultura (Seagri) Maykon Beltrão e de representantes do setor, Marx Beltrão destacou “os investimentos que estão sendo tocados em Alagoas e que estão resultando em ações de sucesso e de alcance social como o Programa do Leite, o Planta Alagoas e o Programa de Aquisição de Alimentos”, por exemplo.
O deputado federal ressaltou ações que em breve serão executadas no estado, como a instalação dos Módulos Irrigados de Produção e Aprendizagem (MIPAS) que serão alocados ainda neste semestre no sertão alagoano.
“Os MIPAS vão beneficiar mais de 200 famílias de agricultores em 26 comunidades rurais dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi e Olho D’Água do Casado. Isto inicialmente. Este é, sem dúvida, um dos mais arrojados projetos de irrigação já executados em Alagoas, porque ele não visa somente levar água para pequenos agricultores, mas também objetiva levar conhecimento sobre o correto manuseio dos recursos hídricos nestas comunidades. São ações como estas, todas com nosso apoio, que estão beneficiando os trabalhadores da agricultura familiar alagoana nestes últimos tempos de muito trabalho”, reiterou Beltrão.
Ele parabenizou ainda o novo presidente da instituição, Givaldo Vitorino e garantiu apoio integral às demandas dos agricultores alagoanos. Segundo Beltrão, sua atuação em Brasília busca a defesa do segmento. O parlamentar defendeu também, que recursos como o do FECOEP, por exemplo, estejam cada vez mais voltados a projetos da agricultura, de geração de renda no campo e produção de alimentos com caráter social e comunitário com o objetivo de reduzir a pobreza e a fome.
Para executar os MIPAs, o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) disponibilizou mais de R$ 5 mihões. O projeto é resultado da parceria do governo de Alagoas, através da Seagri e do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola - FIDA (agência da Organização das Nações Unidas - ONU), Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), instituição que tem como outorgante a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e tem potencial de se tornar referência no desenvolvimento rural sustentável do Alto Sertão alagoano.
*Com informações da assessoria