Agro

Santoro solicita organização por parte das usinas alagoanas

Publicação foi feita através das redes sociais do secretario

Por Alícia Santos, estagiária sob supervisão 07/03/2022 12h12
Santoro solicita organização por parte das usinas alagoanas
George Santoro, secretário da Fazenda - Foto: Reprodução

Na manhã do último domingo (07), através das redes sociais, o secretário de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz), George Santoro, solicitou a todas a usinas que se organizem "rapidamente", para aproveitar o novo beneficio fiscal concedido pelo governo do estado.  

Segundo o secretário, a meta é baixar em pelo menos 0,80 centavos do preço e assim gerar um aumento de área e produtividade de área plantada, gerando mais empregos e renda no estado.

Novo beneficio fiscal

O novo beneficio fiscal trata de um auxilio que permite as usinas a funcionarem no sistema de ST (Substituto Tributário), sendo responsável pelo recolhimento antecipado do ICMS. Dessa forma, qualquer posto pode comprar o etanol direto na indústria, retirando o produto no local.

O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), Pedro Robério Nogueira, destacou que a venda direta do etanol das usinas para os postos de combustíveis beneficiará tanto o setor quanto o consumidor final. A modalidade, após a regulamentação do recolhimento do ICMS por meio de decreto governamental, mês passado, já começou a ser colocada em prática pela usina Caeté.

“Essa via de comercialização, por certo, será muito importante para a nossa expansão da venda de etanol hidratado e com melhores condições para o consumidor e para os postos revendedores. Até o presente, a comercialização do ciclo otto de combustível (etanol e gasolina) é majoritariamente ocupado pela gasolina em decorrência de questões tributárias e de logística na distribuição do etanol que agora começam a se resolver”, afirmou Nogueira.

Veja a publicação