Agro
Nova técnica de plantio é apresentada a produtores de cana
Alguns especialistas comentarão sobre a técnica
Fornecedores de cana-de-açúcar do estado receberam, na última semana, uma palestra que apresenta mais informações sobre o plantio de cana com espaçamento de 1,5 por 1,5. A nova técnica promete aumentar a produtividade em Alagoas.
A palestra realizada pelo superintendente Agroindustrial da Usina Caeté, Mario Sergio Matias, na Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), em Maceió/AL, teve como intuito mostrar o método que já vem sendo executado em diversas áreas de usinas do estado e fora dele.
Segundo o superintendente, todo o plantio Caeté está nessa configuração de 1,50 simples, e os resultados já são visíveis. "Só o simples fato da mudança de espaçamento já começa a ter resultados satisfatórios". Na usina Caeté o ganho médio foi de 15 toneladas de cana por hectare.
A mudança de espaçamento também deve possibilitar a redução de custos de plantio para o fornecedor, além da preparação da área para o sistema de colheita mecanizada considerando a inevitável escassez de mão de obra no corte de cana.
"Por falta de mão de obra e por um apelo social em continuar com o setor canavieira no estado de Alagoas, acho que a maquina é muito importante, está chegando agora com a renovação, quero dizer, chegou alguns dias atrás e agora está chegando para o fornecedor de cana. Nas áreas que não tem encostar, nas áreas planas agente tem que entrar também e acompanhar as usinas no termo da canalização", afirma o superintendente da receita estadual, Francisco Suruagy.
*Com informações do Alagoas Rural
Veja a matéria em audiovisual na íntegra