Agro
Expoalagoas Genética realça diferencial genético da pecuária
O evento vai contar com quatro leilões e as participações das raças nelore, gir leiteiro, girolando e quarto de milha
De volta ao calendário das exposições agropecuárias de Alagoas, a Expoalagoas Genética retoma na próxima semana, de 9 a 16 de maio, com atividades itinerantes pelo estado. O evento, que é organizado pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), vai contar com quatro leilões e as participações das raças nelore, gir leiteiro, girolando e quarto de milha.
O Leilao Produção Alagoana, abre os trabalhos da exposição, na quarta-feira,11, com a oferta de bezerros e bezerras nelore para cria, recria e engorda. “O rebanho vem preparado para repassar genética lucrativas aos criatórios”, afirma o presidente da Agreste Leilões, Rodrigo Loureiro.
Na fazenda Nova Alvorada, em Anadia, a Exposição recebe o Dia de Campo Nelore Santa Catarina e o Leilão Reprodutores do Futuro, remate exclusivo de jovens touros nelore. “Estarão em vitrine resultados de investimentos em genética e as ferramentas que conduzem a evolução produtiva das raças. Alagoas vem sendo destaque, apresentando competência para a pecuária, exportando genética comprovado”, destaca o criador Marcelo Loureiro.
Segunda maior exposição agropecuária de Alagoas, a Expoalagos Genética também abriga um dos maiores leilões das raças leiteiros girolando e gir leiteiro. O tradicional Genética de Berço, que acontecerá no domingo ,15 de maio, promovido pela Agropecuária Pereira, é um dos mais disputados do mercado. “O leilão apenas vende aquilo que gostaria de comprar. Um remate que oferece soluções , com produtos para todas as categorias de produção”, enfatizando criador Joãozinho Pereira.
A Agropecuária Pereira também integra a programação técnica da Expoalagoas Genética Itinerante com a live Dia de Campo, no sábado, 14, às 14h. Já o Leilão Vaquejada e Trabalho vai encerrar a exposição com chave de ouro, na segunda,16, às 19h30, pela Tv Agreste. O remate oferta a Genética dos Haras Porto Rico e Agro CPMF.
Expectativa
Produtores rurais, profissionais do setor e estudantes aguardam o retorno da Expoalagoas Genética com a expectativa de aperfeiçoar o conhecimento e fortalecer os negócios. Um deles é o pecuarista Celso Barros Correia, do Nelore IBC, que classifica a exposição como oportunidade de materializar novos aprendizados. “O mercado, a produção científica e a criação estão sempre se movimento para otimizar os trabalhos da pecuária, servindo aos consumidores animais cada vez mais funcionais e produtivos em carne. Isso passa pela qualidade genética, morfológica e pela capacidade produtiva desse animal. Um conjunto muito interessante que agrega ao rendimento animal”, reiterou o criador.