Agro

2º Pavilhão do Leite apresenta tradição de produtores da Bacia Leiteira de AL

A ordenha do Pavilhão do Leite será realizada duas vezes ao dia e o leite será doado como uma ação social para a população carente da cidade

Por Assessoria BCCOM 02/09/2022 07h07
2º Pavilhão do Leite apresenta tradição de produtores da Bacia Leiteira de AL
Expo Bacia Leiteira - Foto: Assessoria BCCOM

Mantendo a tradição dos pequenos produtores de leite alagoanos, o Pavilhão do Leite retorna à programação da 39ª Expo Bacia Leiteira, que acontece entre os dias 14 e 17 de setembro, no Parque Mair Amaral, em Batalha. 

O evento estreou em 2021 e na sua 2ª edição volta a apresentar as histórias da produção leiteira da região, que são passadas de pai para filho. No espaço, as vacas ficam em exposição e cada animal é apresentada a sua árvore genealógica. Organizador do Pavilhão do Leite, Conde Melo explica que serão 20 animais que ficarão nas baias.

"O Pavilhão está pronto e as fotos contando as histórias serão expostas no espaço. A gente sabe que a vaca de leite é nosso carro-chefe e o leite é nosso ouro branco. A gente conta a história do nosso produtor e também mostra o processo de ordenha, trazendo o curral para dentro da cidade", esclarece Conde. 

Na exposição do Pavilhão do Leite serão recontadas as histórias de avós, pais e netos, mostrando as gerações. Guilherme Rodrigues, 15 anos, foi um dos convidados deste ano para o evento. Esta será a sua primeira vez no pavilhão e estará representando seu pai, seu avó e seu bisavô. "Foi um grande prazer ser convidado. Sou um dos produtores mais novos daqui de Batalha e fico feliz de representar minha família. A Expo Bacia Leiteira é isso: familiar, ela é muito voltada para o pequeno produtor", acredita o jovem.

Tiago Madeiro, médico veterinário, também é produtor da Bacia Leiteira e mantém a tradição da sua família na produção de leite. Para ele, a Expo Bacia é uma oportunidade para os produtores apresentarem a evolução genética dos animais, através das histórias contadas no pavilhão. "O pavilhão resgatou a nossa infância, nossa família ao mostrar a nossa base. O sucesso da exposição ano passado foi o Pavilhão do Leite. Muita gente se emocionou vendo as histórias", conta. 

A ordenha do Pavilhão do Leite será realizada duas vezes ao dia e o leite será doado como uma ação social para a população carente de Batalha.