Agro

Encontro na Expo bacia comemora os 20 anos do Programa do Leite em AL

Mais de 80 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza nos 102 municípios do estado são beneficiadas

Por Assessoria BCCOM 16/09/2022 08h08
Encontro na Expo bacia comemora os 20 anos do Programa do Leite em AL
Encontro na Expo bacia comemora os 20 anos do Programa do Leite - Foto: Reprodução

A palestra “O impacto social e econômico do Programa do Leite em Alagoas”, promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, durante a programação da 39ª Expo Bacia Leiteira, realizada no município de Batalha, marcou os 20 anos de criação do programa.

O encontro, que contou com a presença do prefeito Wagney Dantas e da secretária de Agricultura de Alagoas, Aline Melo, além de dirigentes de cooperativas, agricultores familiares e até representantes de beneficiários do programa, foi realizado no parque Mair Amaral.

“É uma alegria imensa participar de uma exposição que só vem agregar e fomentar a cadeia produtiva, não apenas da bovinocultura leiteira, mas desenvolver toda uma região. Hoje, comemoramos os 20 anos do Programa do Leite que leva alimento para as pessoas que mais precisam, além de trazer renda para os agricultores e cooperativas. Queremos que esse programa continue cada vez mais forte para que a gente possa amenizar a fome com um alimento tão importante que é o leite. Por isso, esses 20 anos são motivos para muita comemoração”, afirmou a secretária de Estado da Agri cultura, Aline Melo.

Criado em 2002, o Programa do Leite comemorou duas décadas de existência em Alagoas, beneficiando mais de 80 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza nos 102 municípios do estado. Neste contexto, o Programa do Leite atende mais de três mil agricultores familiares de diferentes regiões e organizados em mais de 200 associações, com a produção coordenada por quatro cooperativas, que asseguram o beneficiamento e a log ística de distribuição do alimento em todas as cidades alagoanas.

“Comemorar esses 20 anos de muita luta é de fundamental importância para o cooperativismo e para o pequeno produtor alagoano. São duas décadas de conquistas e de muitas alegrias. É uma data importante para a CPLA e para a Seagri, que conduz muito bem o programa, além das demais cooperativas irmãs. Houve, ao longo desses anos, uma evolução acentuada do Programa do Leite, gerando desenvolvimento para o pequeno produtor, além de alimento saudável para a sociedade”, declarou Aldemar Monteiro, presidente da CPLA.