Agro
Raça Nelore ganha destaque com Exposição Regional durante a 72ª Expoagro Alagoas
os criatórios de todo o Nordeste puderam apresentar o alto nível de seleção genética na Exposição Regional, que teve início na terça-feira (25) e foi finalizada nesta quarta-feira (29)
A raça nelore tem a maior contribuição na pecuária nacional, quando se trata de produção de carne de corte. Durante a 72ª Expoagro Alagoas, os criatórios de todo o Nordeste puderam apresentar o alto nível de seleção genética na Exposição Regional, que teve início na terça-feira (25) e foi finalizada nesta quarta-feira (29).
Os julgamentos de pista contaram com cerca de 70 animais e julgados pelo juiz Arnaldo Borges, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que desde a década de 80 está presente no evento agropecuária de Alagoas. "Alagoas sempre teve um rebanho muito bom com bovinos. É um estado muito privilegiado pelo clima e a gente vê a cada ano uma evolução importante. Esse é um dos eventos mais tradicionais e mostra a qualidade dos animais produzidos aqui", destaca o juiz.
As avaliações dos animais são de acordo com a estrutura de membros, arqueamento de costelas, qualidade de musculatura na carcaça, além de características funcionais da raça. O Melhor Criador da exposição regional da raça nelore foi o pecuarista alagoano Emílio Maya Omena, que levou 17 animais para participar dos julgamentos de pista durante a 72ª Expoagro Alagoas. O criador levou prêmios de Grande Campeão, Progênie de mãe e de pai, categorias de bezerros, entre outros prêmios.
"A criação do meu avô tem mais de 100 anos. Então desde que a pista de julgamentos da Expoagro existe a gente tem participado. Nos anos anteriores, já fomos o Melhor Criador, Melhor Expositor e tudo isso é fruto do trabalho que realiza com muito amor em casa", explica Fábio Omena, que está dando continuidade à seleção genética da família.
O criador Antônio Patriota está participando pelo quarto ano da Expoagro Alagoas. Ele veio de Natal, no Rio Grande do Norte, e também participou com 17 animais no julgamento, conquistando títulos durante a exposição, entre eles a de Grande Campeã e ficando o segundo melhor criador. "A terra de Maceió é muito abençoada e sempre saímos daqui com animais campeões", declarou o pecuarista.