Agro
72ª Expoagro movimenta mais de R$ 20 milhões em negócios e recebe público de 40 mil na Pecuária
Participaram animais bovinos gir leiteiro, girolando, nelore e sindi; já os ovinos da raça santa inês e dorper - que inicia sua exposição nacional nesta semana - e equinos mangalarga marchador e quarto de milha
A 72ª Expoagro Alagoas recebeu 40 mil pessoas no Parque da Pecuária entre o sábado (22) ao domingo (30), em Maceió. A exposição movimentou mais de R$ 20 milhões em negócios, com leilões e negociações diretas de produtos e serviços durante os nove dias de evento.
Em 2022, a Expoagro Alagoas recebeu criadores de todo o país, com expressividade dos nordestinos, participando de encontros técnicos, leilões, shoppings e julgamentos de animais nas exposições regionais de cada raça. Participaram animais bovinos gir leiteiro, girolando, nelore e sindi; já os ovinos da raça santa inês e dorper - que inicia sua exposição nacional nesta semana - e equinos mangalarga marchador e quarto de milha.
O sucesso da edição, explicou o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, é o crescimento que a agropecuária alagoana e nacional vem conquistando nos últimos anos. "Isso mostra o nível que a pecuária atingiu e o nível da Expoagro Alagoas. Tivemos uma exposição com muitos negócios, investimentos para o setor e leilões com 100% de liquidez, com comercializando de animais para todo o Nordeste e até para o Sudeste. Agora é planejar o ano de 2023, já com o primeiro semestre com a Expoalagoas Genética e no segundo semestre com a Expoagro, cada vez maior, com mais qualidade e excelência", destacou Domício.
A 72ª edição da exposição teve um novo formato com o Parque da Pecuária. O espaço das baias dos animais foi ampliado, além da reorganização da área de feira de produtos, que agradou os comerciantes. Foram mais de 80 estandes entre micro e pequenas empresas, empresas de grande porte, instituições financeiras e de serviços do agronegócio, além do novo espaço fixo do Sebrae Alagoas no parque.
"Esse ano o parque está bem organizado, com segurança e banheiros, tudo asfaltado. E essa reforma deu qualidade melhor ao público e aos lojistas do agro", ressaltou o comerciante Elisan da Silva que expõe produtos country há mais de 20 anos na Expoagro Alagoas.
A aprovação também veio por parte dos criadores. Pedro Irujo, da Bahia, participou da Exposição Nacional de ovinos Santa Inês. "A Expoagro esteve maravilhosa. Durante o evento inauguramos o novo complexo dos ovinos e está tudo novo, tudo bem bonito. Durante a semana, recebemos um grande número de pessoas e também de criadores vindo de todo o Brasil", contou.
Para todos os públicos
O ponto de encontro das famílias foi no Parque da Pecuária, visitando os animais nas baias, passeando nas charretes e explorando a grande festa do campo na cidade. As crianças se encantaram com a Expoagrinho, sua fazendinha e o parque de diversões, que atraiu pessoas de todo o estado para curtir os passeios. Danielle Sofia, de 8 anos, participou pela segunda vez da Expoagro Alagoas e admitiu que gosta de estar próximo dos animais. "Tem um monte de bois, vaca, cavalo, pônei, galinha. Eu gosto da pecuária. Eu acho que este ano está melhor e muito bom", declarou a pequena.
Durante a Expoagro Alagoas, os estudantes de medicina veterinária, zootecnia e áreas afins também puderam aprender na prática como cuidar dos animais. A jovem Letícia Vitória acredita que esta é uma oportunidade de crescer na área. "É minha primeira vez e estou achando um ambiente legal e interativo. Abrange todos os públicos, desde crianças até idosos", afirma a estudante.
A exposição também recebeu estudantes do ensino fundamental, médio e passeios com alunos de instituições não governamentais.