Agro
Produtores apostam no potencial da soja em AL
Atualmente, o estado conta com sete grandes produtores que devem ampliar a área plantada, em 2023, para até 10 mil hectares (ha)
Com clima e solo favoráveis, além de uma janela de plantio diferenciada em relação as demais regiões do país, a cada não, a soja conquista novas áreas em Alagoas. Atualmente, o estado conta com sete grandes produtores que devem ampliar a área plantada, em 2023, para até 10 mil hectares (ha).
Este ano, a área cultivada passou de seis mil ha.O produtor rural Alexandre Dalla Vecchia, por exemplo, é um destes desbravadores da soja em Alagoas, plantando o grão há três safras no estado.
“Na nossa primeira safra, em 2020, plantamos uma pequena área experimental, no município de Atalaia. Observamos que existência potencial. Com isso, em 2021, cultivamos em um espaço ainda maior. Este ano, chegamos a 700 hectares”, afirmou o produtor, que também explora o plantio do grão em outras regiões do país, a exemplo do oeste baiano.
Com a conquista de novos adeptos, a soja começa a mudar de forma gradativa o cenário da agricultura em Alagoas. “Acredito que a chegada de outras culturas agrega muito para o estado. Hoje, 90% da nossa soja é comercializada dentro no estado com dois grupos locais. Vale destacar que todos os fertilizantes e defensivos são comprados aqui, ajudando a movimentar a economia local”, destacou Dalla Vecchia.
De acordo com ele, hoje, a produção do grão no mercado interno alagoano representa apenas 20% da demanda local. “Neste sentido, o grande passo é chegar perto da autossuficiência e exportar grãos para outras regiões. Alagoas conta com uma janela de plantio diferente, que é o inverso de todo o país. A exceção também ocorre em Roraima. Ambos têm o mesmo ciclo dos Estados Unidos”, disse o produtor.
Nacional
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no Brasil, a produção é de 123.829,5 milhões de toneladas, contando com uma área plantada de 40,9 milhões de hectares e com uma produtividade de 3.026 kg/ha. O estado do Mato Grosso é o maior produtor do país com o cultivo de uma área de 10,9 milhões de há.