Agro
“Tecnologia na agricultura é a arma para enfrentar a crise"
Quem disse isso foi Paolo De Castro, MEP, várias vezes Ministro da Agricultura e membro titular da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu
As inovações tecnológicas, com a aplicação da Agricultura Inteligente e de Precisão, confirmam seu lugar como ferramentas necessárias que não podem mais ser adiadas para agricultores que enfrentam uma grave crise de energia e custos crescentes de matérias-primas, que estão pressionando a renda agrícola. Quem disse isso foi Paolo De Castro, MEP, várias vezes Ministro da Agricultura e membro titular da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu, com algumas reflexões na 45ª edição da Eima International, organizada pela FederUnacoma e Bologna Fiere.
Ele afirmou que existem muitas tecnologias só esperando para serem autorizadas na Europa, mas que ainda carecem de aprovação. Nesse sentido o especialista cita o que chamou de evolução assistida que, segundo ele, pode permitir a compensação na redução dos pesticidas.
“São técnicas já consagradas, como as da Evolução Assistida, que aguardam o sinal verde da Comissão Europeia, que em breve deverão permitir aos agricultores compensar a redução de 50% nos pesticidas de síntese química, conforme indicado no Green Deal”, comenta ele.
Ontem, De Castro, que em Bruxelas também é relator de um importante regulamento para a reforma dos alimentos com indicações geográficas, prestou as honras a um grupo de colegas da Câmara do Euro, entre eles o atual presidente da Comagri, o alemão Norbert Lins, com o objetivo de ilustrar as mais recentes inovações tecnológicas expostas na mostra. Uma assistência e um motivo de orgulho para todo o sistema agroalimentar e máquinas agrícolas made in Italy.