Agro

Em “alta”: alagoano é eleito pela primeira vez presidente da Girolando Nacional

Como presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) Domício Silva liderou um processo de fortalecimento e inovação da Expoagro, tornando o evento no maior do Nordeste em faturamento

Por Blog do Edivaldo Junior 13/12/2022 05h05
Em “alta”: alagoano é eleito pela primeira vez presidente da Girolando Nacional
Domício José Gregório Arruda Silva - Foto: Reprodução

Domício José Gregório Arruda Silva, agrônomo, produtor de leite, tornou-se conhecido em Alagoas pela atuação em órgãos federais – com passagem pela Funasa, Porto de Maceió, SFA – e principalmente pela atuação no “mundo agro”.

Nos últimos anos, como presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) Domício Silva liderou um processo de fortalecimento e inovação da Expoagro, tornando o evento no maior do Nordeste em faturamento. A exposição deste ano foi marcada pela entrega aos criadores e ao público de um “novo” Parque da Pecuária. Totalmente reestruturado, o Parque José da Silva Nogueira, no bairro do Prado em Maceió, é um dos mais modernos do Brasil hoje.

À frente da ACA – e muito antes disso – Domício liderou um movimento de fortalecimento da pecuária de leite em Alagoas, com forte repercussão no Nordeste e em todo o Brasil. O trabalho foi além de campeonatos e exposições, que passaram a ser mais concorridos e valorizados. Em parceria com instituições como Sebrae e o governo do Estado, Domício liderou ao lado da Federação da Agricultura, um programa de melhoramento genético das raças leiteiras, baseado em transferência de embriões, com tecnologia de ponta, que virou exemplo para o Brasil.

O trabalho realizado por Domício, especialmente na promoção e fortalecimento do Girolando, foi agora reconhecido. E tem tudo para ser ampliado.

Ele acaba de ser eleito presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (veja abaixo). É a primeira vez que um alagoano chega ao cargo. E Silva chega com vontade. Seu objetivo é disseminar a boa genética da raça, principalmente entre pequenos e médios criadores.

“Queremos que a genética Girolando esteja cada vez mais acessível aos criadores de todo o país, pois é a raça que contribui com 80% do leite produzido no Brasil. Podemos, a partir do melhoramento genético, dar uma importante contribuição aos produtores e ao país, reduzindo custos e aumentando a produtividade”, aponta.

Domício, além de presidente da ACA e da Associação do Girolando também assume, a partir de janeiro, representando a Federação de Agricultura do Estado, a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae-AL, para um mandato de quatro anos.